Ideias pedagógicas sobre a infância e a atividade infantil
Pauta de 9 de abril de 2012
Considerações pessoais: Nosso PEA no último ano
previa o trabalho com os campos de experiências e as linguagens.
A proposta
formativa dessa semana hoje pretende cercar o conceito de atividade,
fundamental para o trabalho de análise de práticas que se seguirá na continuidade
dos trabalhos do nosso PEA
Objetivos:
· Compreender
como as concepções de infância que se formaram e foram apropriada s por diferentes discursos pedagógicos;
·
Comparar os
conceitos educação e aprendizagem e
desenvolvimento nas três grandes teorias do desenvolvimento
·
Refletir sobre o modo como interferem no
pensamento pedagógico e no trabalho dos professores e na forma como compreendem
o conceito de atividade
Conteúdos:
·
Noções de
história da educação infantil e as concepções de infância;
·
Ideias
pedagógicas sobre a infância e a atividade infantil
·
Conceito de
atividade
·
Implicações do
conceito Vigotskyano de atividade para o trabalho da educação infantil.
O conceito de Atividade
"Uma
aranha executa operações que se assemelham àquelas do tecelão, a abelha envergonha
muitos arquitetos com a construção de seus favos de cera. Mas o que distingue,
a princípio, o pior arquiteto da melhor abelha é o fato de ele construir o favo
na sua cabeça antes de construí-lo em cera. No fim do processo de trabalho obtém-se um
resultado que no início já estava presente na ideia do trabalhador, que
portanto já estava presente idealmente"
(Marx, K.
OCapital, Vol I)
Compreendemos que a infância pode ser definida
segundo critério biológico, vista como um tempo da vida. Mas, isso não encerra
o conceito, pois ela também pode ser definida pelas atividades que envolvem ser
criança. E quais seriam, então, as atividades? E mais, quais seriam as
atividades da infância vivida na educação infantil? O que temos entendido e
chamado por atividade?
Para melhor compreensão desse conceito é preciso:
Conhecer-se e
compreender as noções de história da educação e as concepções de homem de mundo
e de educação, as ideias pedagógicas sobre a infância e a atividade infantil e
as implicações do conceito Vygotskyano de atividade para o trabalho da educação
infantil.
Para favorecer a discussão sobre essas idéias,
trouxe como proposta a atividade abaixo
Criei três grandes quadros na lousa:
Cada um dos
quadros desse painel trazia um ditado popular e cada um desses ditados trazia
em si uma concepção apoiada numa teoria de desenvolvimento:
Num primeiro
instante dividi o grupo de professores em três e pedi que eles identificassem
essa teoria que embasava as frases de cada painel
Depois dessa
primeira relação estabelecida, entreguei aos grupos um envelope com várias
informações na forma de imagens, charges, excertos teóricos, ideias, ditados
populares, obras de arte... Que de alguma forma relacionavam-se com as
diferentes teorias de desenvolvimento representadas em cada um dos quadros do
painel.
A comanda
era:
Organizar as
ideias de forma coerente com as concepções que as sustentam:
Conheça as ideias apresentadas e discutidas pelo grupo:
Depois de organizadas e discutidas as ideias, seria
hora de pensar qual o papel da educação no contexto de cada quadro conceitual
Agora, nosso objetivo será: refletir sobre as implicações do conceito de
atividade para a concepção de infância e para a compreensão do tempo da
infância vivido em uma instituição de educação infantil.
Uma vez montado os quadros fica uma questão para o grupo:
Qual é o papel do conceito de atividade dentro de cada uma
das concepções discutidas?
Atividade: Ato de realizar uma ação
Mais uma vez achei importante trazer para leitura os Documentos oficiais
de orientação de SME.
Com os objetivos de:
- Possibilitar que o professor estabeleça a relação entre as
discussões teóricas realizadas e os princípios onde se sustentam as OCs para a educação infantil - da
Secretaria Municipal de educação.
- Subsidiar a construção do conceito de atividade dentro da concepção
sócio interacionista.
Proposta :
Ler o excerto do documento: OCs para a educação
infantil e expectativas de aprendizagens - da Secretaria Municipal de educação.
E refletir sobre:
1. Qual a base teórica que
sustenta a proposta de trabalho educativo para a educação infantil da SME ( Justificar
destacando trechos do texto que se relacionem com as discussões realizadas na
formação):
2. Qual a concepção/conceito
de atividade dentro desse principio teórico
ORIENTAÇÕES CURRICULARES-
Expectativas
de Aprendizagens e Orientações Didáticas
PRINCÍPIOS BÁSICOS
Com as novas configurações sociais
historicamente criadas para promover a educação das novas gerações, tem sido
apontado o valor da criança, desde bebê, poder freqüentar ambientes de educação
coletiva, como é o caso do CEI, creche e EMEI. Desde que nasce, e mesmo antes,
na gestação, a criança está imersa nas práticas sociais de algum grupo de
pessoas que atuam como seu ambiente de aprendizagem e desenvolvimento. Suas
formas de agir, pensar, sentir, embora influenciadas por fatores inatos, não
resultam apenas deles. Elas são construídas conforme as possibilidades de
participação da criança em seu meio sociocultural em atividades onde interage
com diferentes parceiros.
CEIs, creches e EMEIs têm, dentre outros, o
compromisso de garantir às crianças nelas matriculadas o direito de viver
situações acolhedoras, seguras, agradáveis, desafiadoras, que lhes possibilitem
apropriar-se de diferentes linguagens e saberes
que circulam em nossa sociedade, selecionados
por seu valor formativo em relação aos objetivos expostos.
Alguns princípios básicos podem guiar a
efetivação do compromisso apresentado:
- o desenvolvimento da criança é um processo conjunto e recíproco.
- educar e cuidar são dimensões indissociáveis de toda ação educacional.
- todos são iguais, apesar de diferentes: a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.
- o adulto educador é mediador da criança em sua aprendizagem.
- a parceria com as famílias das crianças é fundamental.
O que as pesquisas que vêm sendo realizadas
sobre o desenvolvimento humano têm apontado é que a criança é um sujeito
competente, ativo e agente de seu desenvolvimento. Nas interações com parceiros
de seu meio, em atividades socioculturais concretas, as crianças mobilizam seus
saberes e suas funções psicológicas (afetivas, cognitivas, motoras,
lingüísticas), ao mesmo tempo em que os modificam.
Daí a importância das crianças terem amplas
oportunidades de trocar experiências e conhecimentos com outras crianças, seu
professor e com os educadores da instituição, com quem passam a maior parte do
tempo e que lhes propiciam a realização de atividades em que elas reorganizam o
que existe e criam novos significados.
Nascida em uma cultura historicamente
constituída, a criança é um ser simbólico e de linguagem. Sua experiência nessa
e em outras culturas vai lhe exigir e possibilitar a apropriação de múltiplos
signos criados pelos homens para dar sentido a suas relações com o mundo da
natureza e o da cultura, que incluem o mundo da técnica, da ciência, da
política e das artes, dentre outras áreas de produção humana, e a si mesma.
Isso coloca a questão da aprendizagem no centro das preocupações dos
educadores.
Aprender pode ser entendido como o processo de
modificação do modo de agir, sentir e pensar de cada pessoa que não pode ser
atribuído à maturação orgânica, mas à sua experiência. O aprendizado pode ser
provocado por colaboração com diferentes parceiros na realização de
determinadas tarefas, por observação e imitação, ou por transmissão social.
Aprende-se, em especial, na relação com o outro, não só o professor, mas também
com outras crianças. Além disso, aprende-se consigo mesmo, ou a partir de
objetos e de outras produções culturais abstratas.
Apos leitura e discussão:
Construção coletiva do ideia/conceito de
atividade
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