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MINI CURRÍCULO Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo Graduada pela Universidade Paulista-UNIP, Pós Graduada em Docência do Ensino Superior, Educação Infantil e Gestão escolar - ISE Vera Cruz. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS Formadora da DRE de Itaquera Educação Infantil e Informática educativa Formadora no Ponto de Cultura FAFE-USP (Oficina-Documentação Pedagógica-Tecnologias a Favor da Educação) Formadora no programa ADI Magistério - formação de professores- Fundação Vanzoline Professora de educação infantil e ensino fundamental I e de oficinas de arte no ensino fundamental II- Escola Tecnica Walter Belian

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Partilhando Pautas e Experiência Formativas


Ideias pedagógicas sobre a infância e a atividade infantil

Pauta de  9 de abril de 2012

Considerações pessoais: Nosso PEA no último ano previa o trabalho com os campos de experiências e as linguagens. 
A proposta formativa dessa semana hoje pretende cercar o conceito de atividade, fundamental para o trabalho de análise de práticas que se seguirá na continuidade dos trabalhos do nosso PEA

Objetivos:
·    Compreender como as concepções de infância que se formaram e foram apropriadas por diferentes discursos pedagógicos;
·         Comparar os conceitos  educação e aprendizagem e desenvolvimento nas três grandes teorias do desenvolvimento
·          Refletir sobre o modo como interferem no pensamento pedagógico e no trabalho dos professores e na forma como compreendem o conceito de atividade
Conteúdos:
·         Noções de história da educação infantil e as concepções de infância;
·         Ideias pedagógicas sobre a infância e a atividade infantil
·         Conceito de atividade
·         Implicações do conceito Vigotskyano de atividade para o trabalho da educação infantil.


O conceito de Atividade

"Uma aranha executa operações que se assemelham àquelas do tecelão, a abelha envergonha muitos arquitetos com a construção de seus favos de cera. Mas o que distingue, a princípio, o pior arquiteto da melhor abelha é o fato de ele construir o favo na sua cabeça antes de construí-lo em cera. No fim do processo de trabalho obtém-se um resultado que no início já estava presente na ideia do trabalhador, que portanto já estava presente idealmente"
(Marx, K. OCapital, Vol I)


Compreendemos que a infância pode ser definida segundo critério biológico, vista como um tempo da vida. Mas, isso não encerra o conceito, pois ela também pode ser definida pelas atividades que envolvem ser criança. E quais seriam, então, as atividades? E mais, quais seriam as atividades da infância vivida na educação infantil? O que temos entendido e chamado por atividade?
Para melhor compreensão desse conceito é preciso:
 Conhecer-se e compreender as noções de história da educação e as concepções de homem de mundo e de educação, as ideias pedagógicas sobre a infância e a atividade infantil e as implicações do conceito Vygotskyano de atividade para o trabalho da educação infantil.

Para favorecer a discussão sobre essas idéias, trouxe como proposta a atividade abaixo

Criei três grandes quadros na lousa:
Cada um dos quadros desse painel trazia um ditado popular e cada um desses ditados trazia em si uma concepção apoiada numa teoria de desenvolvimento:

Num primeiro instante dividi o grupo de professores em três e pedi que eles identificassem essa teoria que embasava as frases de cada painel


Depois dessa primeira relação estabelecida, entreguei aos grupos um envelope com várias informações na forma de imagens, charges, excertos teóricos, ideias, ditados populares, obras de arte... Que de alguma forma relacionavam-se com as diferentes teorias de desenvolvimento representadas em cada um dos quadros do painel.
A comanda era:
Organizar as ideias de forma coerente com as concepções que as sustentam:





Conheça as ideias apresentadas e discutidas pelo grupo:



Depois de organizadas e discutidas as ideias, seria hora de pensar qual o papel da educação no contexto de cada quadro conceitual



Agora, nosso objetivo será: refletir sobre as implicações do conceito de atividade para a concepção de infância e para a compreensão do tempo da infância vivido em uma instituição de educação infantil.
Uma vez montado os quadros fica uma questão para o grupo:

Qual é o papel do conceito de atividade dentro de cada uma das concepções discutidas?
   Atividade: Ato de realizar uma ação
Mais uma vez achei importante trazer para leitura os Documentos oficiais de orientação de SME.
Com os objetivos de:
  • Possibilitar que o professor estabeleça a relação entre as discussões teóricas realizadas e os princípios onde se sustentam  as OCs para a educação infantil - da Secretaria Municipal de educação.
  • Subsidiar a construção do conceito de atividade dentro da concepção sócio interacionista.
 Proposta :
Ler o excerto do documento: OCs para a educação infantil e expectativas de aprendizagens - da Secretaria Municipal de educação. E refletir sobre:
1.      Qual a base teórica que sustenta a proposta de trabalho educativo para a educação infantil da SME ( Justificar destacando trechos do texto que se relacionem com as discussões realizadas na formação):
2.    Qual a concepção/conceito de atividade dentro desse principio teórico 

ORIENTAÇÕES CURRICULARES-
Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas

PRINCÍPIOS BÁSICOS
Com as novas configurações sociais historicamente criadas para promover a educação das novas gerações, tem sido apontado o valor da criança, desde bebê, poder freqüentar ambientes de educação coletiva, como é o caso do CEI, creche e EMEI. Desde que nasce, e mesmo antes, na gestação, a criança está imersa nas práticas sociais de algum grupo de pessoas que atuam como seu ambiente de aprendizagem e desenvolvimento. Suas formas de agir, pensar, sentir, embora influenciadas por fatores inatos, não resultam apenas deles. Elas são construídas conforme as possibilidades de participação da criança em seu meio sociocultural em atividades onde interage com diferentes parceiros.
CEIs, creches e EMEIs têm, dentre outros, o compromisso de garantir às crianças nelas matriculadas o direito de viver situações acolhedoras, seguras, agradáveis, desafiadoras, que lhes possibilitem apropriar-se de diferentes linguagens e saberes
que circulam em nossa sociedade, selecionados por seu valor formativo em relação aos objetivos expostos.
Alguns princípios básicos podem guiar a efetivação do compromisso apresentado:
  •      o desenvolvimento da criança é um processo conjunto e recíproco.
  •       educar e cuidar são dimensões indissociáveis de toda ação educacional.
  •    todos são iguais, apesar de diferentes: a inclusão de crianças com necessidades  educacionais especiais.
  •      o adulto educador é mediador da criança em sua aprendizagem.
  •      a parceria com as famílias das crianças é fundamental.

O que as pesquisas que vêm sendo realizadas sobre o desenvolvimento humano têm apontado é que a criança é um sujeito competente, ativo e agente de seu desenvolvimento. Nas interações com parceiros de seu meio, em atividades socioculturais concretas, as crianças mobilizam seus saberes e suas funções psicológicas (afetivas, cognitivas, motoras, lingüísticas), ao mesmo tempo em que os modificam.
Daí a importância das crianças terem amplas oportunidades de trocar experiências e conhecimentos com outras crianças, seu professor e com os educadores da instituição, com quem passam a maior parte do tempo e que lhes propiciam a realização de atividades em que elas reorganizam o que existe e criam novos significados.
Nascida em uma cultura historicamente constituída, a criança é um ser simbólico e de linguagem. Sua experiência nessa e em outras culturas vai lhe exigir e possibilitar a apropriação de múltiplos signos criados pelos homens para dar sentido a suas relações com o mundo da natureza e o da cultura, que incluem o mundo da técnica, da ciência, da política e das artes, dentre outras áreas de produção humana, e a si mesma. Isso coloca a questão da aprendizagem no centro das preocupações dos educadores.
Aprender pode ser entendido como o processo de modificação do modo de agir, sentir e pensar de cada pessoa que não pode ser atribuído à maturação orgânica, mas à sua experiência. O aprendizado pode ser provocado por colaboração com diferentes parceiros na realização de determinadas tarefas, por observação e imitação, ou por transmissão social. Aprende-se, em especial, na relação com o outro, não só o professor, mas também com outras crianças. Além disso, aprende-se consigo mesmo, ou a partir de objetos e de outras produções culturais abstratas.

Apos leitura e discussão:
Construção coletiva do ideia/conceito de atividade







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