Quem sou eu

Minha foto
MINI CURRÍCULO Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo Graduada pela Universidade Paulista-UNIP, Pós Graduada em Docência do Ensino Superior, Educação Infantil e Gestão escolar - ISE Vera Cruz. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS Formadora da DRE de Itaquera Educação Infantil e Informática educativa Formadora no Ponto de Cultura FAFE-USP (Oficina-Documentação Pedagógica-Tecnologias a Favor da Educação) Formadora no programa ADI Magistério - formação de professores- Fundação Vanzoline Professora de educação infantil e ensino fundamental I e de oficinas de arte no ensino fundamental II- Escola Tecnica Walter Belian

sábado, 20 de agosto de 2011

DATAS COMEMORATIVAS

Datas Comemorativas na escola: Sim ou Não e Por que?


Quem nunca se deparou com um grupo de crianças com o rosto pintado e grandes orelhas de coelho e logo pensou:

_ É tempo de  Páscoa!



 Pois, que se fosse em meados de abril e no lugar das orelhas estivessem com cocares de penas, ou mesmo de cartolina na cabeça com certeza seria o Dia do Índio!

Há anos a escola vem pautando a organização de suas atividades, norteada pela “datas comemorativas”.   

 Esse é ainda um dos assuntos mais difíceis de ser tratado no cotidiano da escola e na discussão do currículo da educação infantil.

As unidades ainda sustentam muitas práticas de uma concepção que, de tão enraizada, é difícil superar.

Práticas que muitas vezes desrespeitam os valores culturais, religiosos, econômicos e éticos das crianças e suas famílias.

Uma “comemoração escolarizada” que pouco tem significado para as crianças ou ainda que acabam por estimular o consumismo infantil. 
O que nos tem feito continuar a nos sentir responsáveis pela comemoração de datas religiosas católicas mesmo sabendo que eles representam os dogmas de apenas parte das famílias e crianças e que, além de ferir a liberdade religiosa, ainda os exclui!?

 O que nos faz enfeitar nossas paredes com “Papais Noéis, árvores de natal e presentes” mesmo quando a realidade das nossas crianças envolve despejos, esgoto a céu aberto e pobreza?!





Como aceitar festas Juninas com fins lucrativos que justificam os “concursos de Miss e Mister Caipirinha”, ou que restringem a participação nas brincadeiras apenas àqueles que possam pagar por elas !?




Não se trata de negar o contexto cultural de uma data, seja ela qual for, uma vez que as comemorações estão presentes na cultura de qualquer povo, porém, acreditamos ser imprescindível refletir sobre qual a importância destas comemorações na composição do currículo da escola.

Cabe a cada unidade educacional problematizar a partir de seus saberes e fazeres e pensar e discutir novas formas de tratá-las pra que possam configurar-se enquanto importantes situações de aprendizagem e vivências para todos os envolvidos e que respeitem os valores culturais, religiosos, econômicos e éticos das crianças e suas famílias e os princípios da educação infantil.
Estas contribuições nos ajudam a provocar discussões às vezes doloridas, porém necessárias, num grupo que se disponha a crescer e resignificar suas práticas.

 Deixo aqui algumas citações interessantes sobre o assunto na voz de
 Luciana Esmeralda Ostetto:



    O planejamento baseado em datas comemorativas

Nessa perspectiva, o planejamento da prática cotidiana é direcionado pelo calendário. A programação é organizada considerando algumas datas, tidas como importantes do ponto de vista do adulto. Também aqui são listadas várias atividades, só que as mesmas se referem a uma data específica, a uma comemoração escolhida pelo calendário. Assim, ao longo do ano seriam realizada atividades referentes ao Carnaval, ao Dia de Tiradentes, ao Descobrimento do Brasil, ao Dia do Índio, à Páscoa, ao Dia do Trabalho, ao Dia das mães, e assim por diante, conforme as escolhas da instituição ou do educador, segundo o que ele julgue relevante para as crianças, ou conforme seja possível desdobrar em atividades para realizar com as crianças. Por exemplo:

Dia do Índio – atividades: música do índio e imitação, confecção do cocar do índio (com cartolina), dançar e cantar como índio, pintar desenho do índio, recortar figuras do índio. Qual o critério para a escolha das datas a serem trabalhadas em atividades pedagógicas? Que concepção de história perpassa tais escolhas? Poderíamos dizer que o trabalho com as datas comemorativas baseia-se numa história tomada como única e verdadeira: a história dos heróis, dos vencedores. História que, na verdade, privilegia uma visão ou concepção dominante em detrimento de tantas possíveis, ignorando e omitindo, na maioria das vezes, as diferentes facetas da realidade. Por isso, a escolha é sempre ideológica, pois algumas datas são comemoradas e outras não. Além disso, quem também lucra com as datas comemorativas é o comércio, que aproveita os “dias de “ para vender suas mercadorias, fazendo-nos crer que as pessoas e coisas só merecem ser lembradas uma vez por ano e não diariamente como de fato deveriam. A marca do trabalho com as datas comemorativas é a fragmentação dos conhecimentos, pois em determinada semana os professores trabalham o início da primavera, na outra já entram com o Dia da Criança, tudo isso trabalhado superficialmente e de forma descontextualizada. Na mesma direção, podemos perceber a elaboração ou proposição de “trabalhinhos” “lembrancinhas”, dancinhas, teatros geralmente destituídos de reflexão, por parte do educador, que em momento algum pára para pensar no significado disso tudo para as crianças, se está sendo “gratificante”, enriquecedor para elas. O educador acaba sendo um repetidor, pois todos os anos a mesma experiência se repete, uma vez que as datas se repetem. Talvez uma atividade aqui outra lá, um ou outro trabalhinho seja renovado, mas o pano de fundo é o mesmo. Em relação às implicações pedagógicas, essa perspectiva torna-se tediosa na medida em que é cumprida ano a ano, o que não amplia o repertório cultural da criança. Massifica e empobrece o conhecimento, além de menosprezar a capacidade da criança de ir além daquele conhecimento fragmentado e infantilizado. Quem disse que 1º de Maio é Dia do Trabalho? Há razões para se comemorar este fardo (???)? Em questão de data, não seria relevante falar sobre o dia do trabalhador, revelando o sujeito que está por trás da atividade produtiva? Por que é comemorado o Dia de Tiradentes e não se comemora o Dia de Zumbi, que aliás sequer consta do calendário comum? E a semana da Pátria? Que pátria é essa, de fome e miséria, desemprego e desmandos políticos? O que é o Brasil, o que é ser brasileiro, hoje? Além de todas essas considerações, é possível perceber no planejamento baseado em datas comemorativas a mesma problemática da modalidade anterior. Ou seja, o planejamento acaba sendo planejamento de atividades, a organização prevê listagem de atividades, mesmo que, aparentemente, pareça estar articulando atividades de um mesmo assunto ou tema, no caso a data escolhida para ser trabalhada. A articulação é aparente justamente porque não amplia o campo de conhecimento para as crianças, uma vez que as datas fecham-se em si mesmas, funcionando mais como pretexto para desenvolver esta ou aquela atividade ou habilidade. Se na perspectiva anterior a listagem era: modelagem com argila, recorte-colagem, pintura de desenho mimeografado, na perspectiva das datas comemorativas teríamos, por exemplo, no Dia do Índio, modelagem da “casa” do índio, com argila, recorte-colagem de figuras de índios ou do que eles comem, pintura de desenho de índio mimeografado. “Ah! Mas na sociedade todos falam, todos comemoram essas datas!” As crianças vêm prá creche falando... “É certo que as crianças trazem para a creche o que vivem, ouvem e vêem fora dela. Mas será argumento suficiente essa evidência? Qual o papel da instituição de educação infantil, repetir/reproduzir o que circula na sociedade em geral ou discutir e questionar os conteúdos e vivências que trazem as crianças? É apenas “respeitar” a realidade imediata da criança, ou ampliar sua visão de mundo? É discutir e negociar significados ou legitimar um sentido único, veiculado nas práticas comemorativas de consumo?

Planejamento na Educação infantil:mais que a atividade,a criança em foco.In: OSTETTO,Luciana Esmeralda.(Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil ...


296 comentários:

  1. Então o que você sugere? Cancelar o Natal? Ficar o tempo todo jogando na cara das crianças pobres que elas não tem o direito de brincar e se divertir com elementos tão queridos, principalmente para o universo infantil, como o Coelho da Páscoa ou o Papai Noel porque são pobres e isso é só para as pessoas que elas assistem todos os dias na TV? Ora acabei de ler, aqui mesmo em seu blog toda a importancia que você dá à literatura infantil, pois bem, essas histórias são cheias de animais falantes, bruxas, soluções mágicas... Dê uma olhadinha nas lendas indígenas, brasileiríssimas, tão representativas: só tem sangue e morte, arrancam-se línguas, enterram-se olhos, crianças morrem ou são brutalmente castigadas o tempo todo! Agora vá ler os contos de Natal, vá assistir uma animação de Coelhinho da Páscoa! Por que não aceitar que o Coelhinho faz sim parte do imaginário infantil e assim como o Papai Noel convidam às boas ações? Agora essas novas pedagogias elaboram planejamentos mirabolantes para não chegar em lugar nemhum: a maioria esmagadora dos jovens e crianças de hoje não sabe e não produz nada! E você vem dizer que é culpa do Coelhinho da Páscoa!!!
    Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia

      As datas comemorativas estão presentes em todas as culturas e a questão aqui apresentada não tem por objetivo desconsiderar isso, antes convidar os educadores a pensar em qual sua relevância na construção do currículo da educação infantil que, tal qual se prevê nos documentos oficiais de orientação (Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagens para a Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais , Referenciais Curriculares Nacionais), prime pelas experiências e vivencias significativas para os nossos pequenos.
      Porém, para que possamos discutir esse assunto com a responsabilidade e profissionalidade que ele merece, há que se trazer para essa pauta muitas outras questões importantes que vem sendo amplamente discutidas por muita gente comprometida com a educação e a infância (e que vão para muito além de simpatizar ou não com o coelho da páscoa):

      •Que concepção de infância tem sustentado as práticas educativas na educação infantil? De que concepção de desenvolvimento elas partem?

      •O que sabemos, ou não sabemos sobre o que temos chamado de: “novas pedagogias”?

      •Qual o papel da educação infantil? E do professor de crianças pequenas- bem pequenas?

      •Que contribuições as pesquisas sobre o desenvolvimento humano têm a oferecer nessa discussão sobre as práticas pedagógicas e o desenvolvimento das crianças em creches e pré-escolas?

      •Qual é o papel social da infância na sociedade moderna? (Sonia Kramer- O papel social da educação infantil )

      •Como pensar num currículo de educação que não estimule o consumismo infantil?

      •Como realizar um trabalho onde as crianças possam pensar, criar e conversar sobre este assunto sem tratá-lo como mera reprodução mercadológica? ( Maria Cristina- Para além do Cuidar)

      •Como tratar dessas questões culturais sem ferir o respeito à diversidade cultural e religiosa das crianças e famílias?
      Essas são as discussões que podem aprofundar e sustentar uma discussão responsável sobre esse assunto .

      Fica aqui algumas dicas interessantes que podem ampliar o olhar de todos nós:

      Artigo da revista Nova Escola - 10 erros mais comuns nas festas escolares

      •http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/equivocos-festas-escola-447945.shtml

      Vídeo- Criança a Alma do Negócio

      •http://www.youtube.com/watch?v=rNlIgEm_5U8

      Vídeos- Publicidade e consumo infantil (TV Câmara)

      •http://www.youtube.com/watch?v=D4K_DI2vCvw

      •http://www.youtube.com/watch?v=6s3HKfkKHbo&feature=relmfu

      •http://www.youtube.com/watch?v=ZafGzjyQBW4&feature=relmfu

      Para além do cuidar - Educação Infantil: DATAS COMEMORATIVAS

      •http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com.br/#uds-search-results

      Texto Luciana Ostetto - PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL... MAIS QUE A ATIVIDADE. A CRIANÇA EM FOCO

      http://www.komarca.com.br/diariodacreche/planejamento_na_educ.htm

      Excluir
    2. E você, buscando criticar a ignorância e a "não produtividade" das crianças, se portou tão mal ou pior do que aquilo mesmo que julga, trucidando, de forma preconceituosa e raivosa, os argumentos. Vá de retro, colonizadora.

      Excluir
    3. A escola não pode ensinar o verdadeiro significado do natal, nem da Páscoa, festa junina e etc...simplesmente fazem bonecos de neve, papai noel, coelhinho, caipirinhas e etc...nao têm explicação se pode ou não pode comemorar ad datas.

      Excluir
    4. Acho que a escola deve adotar medidas significativas e essênciais, para trabalhar as datas comemorativas ,Elas são importante pois conecta ao estudante a essência de sua história,contribuindo para o desenvolvimento social.

      Excluir
    5. Acho maravilhoso trabalhar as datas comemorativas com as crianças,elas são importantes mais tem que explicar o significado da quela data para o desenvolvimento social e pessoal das crianças.

      Excluir
    6. Acho pertinente trabalhar as datas comemorativas desde que seja levada em conta a importância que algumas tiveram para a história do nosso país,e que leve a criança a refletir enquanto ser histórico que produz cultura. Acho também que cabe a cada instituição decidir a melhor maneira de abordar algumas datas desde que tragam aprendizagens significativas para os pequenos.

      Excluir
    7. Eu acho importante trabalhar as datas comemorativas com as crianças, pois elas entram no mundo da imaginação ao usar as orelhas de coelhos, fazer pinturas dos índios. Além disso elas ficam conhecendo a história e a cultura popular. E todas as crianças devem participar das festas juninas, das danças e concursos mirins mesmo aquelas que não tem como comprar roupas, pois todas devem ser incluídas.
      As crianças tem o direito de conhecer o Papai Noel, nesse época vão passar por lugares com essas decorações e não vão ficar sabendo do significado. Acho que cabe a nós ensinar as crianças a respeitarem todas as religiões, tradições culturas.

      Excluir
    8. Não concordo com esta colunista. As datas comemorativas não pode deixar de ser trabalhada nas escolas ,através delas desenvolvemos nas crianças a consciência de que fazemos parte de uma cultura e de uma sociedade que vive estas datas.

      Excluir
    9. Concordo em trabalhar algumas datas comemorativas, mas tem umas datas que requer muito cuidado, com o dia das mães e pais,tem que ter aquele cuida,para as crianças que não há tem mais.

      Excluir
    10. Eu acho muito importante se trabalhar as datas comemorativas pois faz parte da nossa cultura e é importante desenvolver outras cresas dentro da educação infantil.

      Excluir
    11. Muito importante principalmente ensinar as origens de cada uma delas.

      Excluir
    12. É importante sim trabalhar as datas comemorativas, embora tenha umas que requer ser pensado como: Dia das mães e pais, pois akgumas crianças ou não os tem mais ou foram abandonados pelos mesmos.

      Excluir
    13. Eu entendo a autora. As datas comemorativas são importantes, mas não devemos deixar que essas datas nos escravisem. São tantas datas que muitas vezes não sobra tempo para planejarmos outros assuntos de acordo com as necessidades das crianças. É sempre tudo muito repetitivo. A história do saci por exemplo, nunca muda, e sem contar que a lenda não ensina nada de bom para as crianças.Em relação a semana da Pátria, eu nao concordo com esses pensamentos. Acho que as crianças precisam aprender a amar e valorisar a sua Pátria gostar fe ser brasileiro. No Brasil não tem só fome e misériae que cada um de nós podemos fazer a diferença. Trabalhar valores em sala de aula, ajudara criança a dividir o seu lanche com um coleguinha que não tem.cuidar do meio.ambiente etc.

      Excluir
  2. Irene, que bom saber que existem pessoas que pensam como você! As datas comemorativas têm um significado social que ultrapassa o coelhinho ou o Papai Noel e a escola tem por dever e respeito aos alunos ir além desses símbolos que muitas vezes são meramente comerciais. As nossas crianças têm muitas oportunidades de brincar utilizando o faz de conta e a imitação. De fato, não é necessário criarmos situações tão artificiais como o coelho da Páscoa. Aliás, por falar em respeito, como ficam as crianças que não são cristãs? Mas, isso já é uma outra discussão, não acha?
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe crianças que não são cristãs. Todas as criancinhas já pertencem ao reino de Deus, assim diz a Biblia Sagrada.

      Excluir
  3. Para mim cabe à escola desenvolver um trabalho de conscientação sobre as datas comemorativas, algo significativo que mostre aos alunos a outra versão das datas camufladas. Para que possam pensar, ter suas próprias visões desse mundo capitalista.
    Todas as disciplinas podem ser ricamente exploradas nestas datas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho as datas comemorativas importante, sim, pois conectam as crianças porém

      Excluir
    2. Acho as datas comemorativas são importante sim, pois conectam as crianças com a cultura e historia, através das datas celebrada nas escola. porém não deveria focar só nelas, poderia criar vários projetos que envolva o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

      Excluir
  4. Adorei o texto. Bastante esclarecedor e vai me ajudar muito nas discussões na escola. Vou seguir o blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Cada vez mais as escolas vão deixando de comemorar datas que servem para animar a escola, as escolas estso se tornando chatas, os educadores dizem que são datas comerciais, mas em seus lares, comemoram essas datas,não vivem o que estão querendo passar aos educandos, isso é oura ideologia, no dia das mães, natal, pais, páscoa, com certeza compram presentes para essas pessoas em função da comemoração, e porque querem tirar isso das escolas? É só comemorar e saber trabalhar de forma pedagógica, acho q isso é pura preguiça dos atuais educadores que não querem ter trabalho com as crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preguiça é não planejar e ficar seguindo só o que está no calendário, as datas comemorativas....Escola é local de conhecimento entao que trabalhe de forma que promova isso aos alunos

      Excluir
    2. Concordo plenamente este artigo é uma hipocrisia pura

      Excluir
  6. A escola é laica. Datas do calendário cristão devem passar bem longe dela.
    Quanto às outras datas, penso que comemorativo, pro meu aluno, é o aniversário dele. Ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escola e laica, mas continuam fazendo festa junina;que e uma festa da religião católica.

      Excluir
    2. Ola irene! Gostaria de fazer uma pergunta? Se a escola e laica? Porque que continuam comemorando datas religiosas?

      Excluir
    3. Ao logo do tempo esse tema vem de encontro com a ideia de que deve se trabalhar ou não: na minha opinião sim pois através das datas comemorativas podemos alcançar os objetivos e levando o ser humano tirar suas próprias conclusões de cada tema sendo assim é importante sabemos trabalhar cada tema instigando cada observar suas conclusões.

      Excluir
    4. A escola é laica e não ateia. Isso significa que ela não pertence a nenhuma religião, mas pode abrir espaço para essas serem abordadas na escola. Sejas ela o cristianismo, Umbanda, Espiritismo etc.

      Excluir
  7. Ola Alexandre, as escolas durante muito tempo foram sustentadas por entidades religiosas que de certa forma imprimiram essas marcas nas formas de organizaçao do currículo.

    Quando se trata da escola pública, a laicidade vem como um princípio que busca respeitar a diversidade religiosa do nosso povo que é tão plural.
    O segmento religioso de uma criança é uma escolha feita no ambito familiar e nao compete à escola fazer essa orientaçao.
    À escola, cabe oferecer vivencias às crianças para que aprendam a respeitar a diversidade e as diferentes escolhas religiosas de quem quer que seja.
    Infelizmente essa é uma história dificil de mudar .
    As pessoas nao percebemque todas as vezes que elegemos uma ùnica verdade como aceita , negamos às nossas crianças a possibilidade de aprender a respeitar o diferente.

    Obrigada por suas considerações.
    Continuemos nossa luta por mundo onde todos sejam importantes e que a diferença seja respeitada!
    Um abraço!!
    Irene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resgatar na escola a memória cultural é uma das formas de manter-se viva a tradição, a fim de despertar, desde cedo nas crianças o sentimento de pertença e respeito. Para tanto, é imprescindível que o professor compreenda a criança como um sujeito histórico, de direitos e centro do planejamento curricular. Assim, o assunto deve ser discutido à luz da verdade, traçando um paralelo entre cada questão, tendo a brincadeira e a interação como eixos norteadores. De modo que, será oportunizado à criança cultivar suas tradições, além de fortalecer a convivência ética e dialógica no reconhecimento da diversidade.

      Excluir
    2. Sou Leninha - Articuladora do Mais Infância da CREDE 14. Esqueci-me de identificar-me no texto "unknown"

      Excluir
  8. Adorei o texto, penso e concordo com a autora Ostetto.

    ResponderExcluir
  9. Percebemos uma necessidade de escuta com os pequenos e de deixarem participar das decisões dessas datas comemorativas já que se fala tanto em Direitos é dessa forma que vejo para que tudo seja significativo para eles independente de qualquer situação...Afinal é necessário planejar com eles e para eles, ou seja precisam ser o centro não só de datas comemorativas como de toda e qualquer ação que seja voltada para eles...Pensemos sobre isso sempre!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O Ensino Infantil tem passado por muitas mudanças na abordagens de temas cada vez mais relevantes para o desenvolvimento infantil. As datas comemorativas que antes direcionava os planejamentos mensais hoje estão menos presentes em nossas salas de aula. Não podemos negar a importância delas em nosso cotidiano. Não podemos ignorar a cultura que formou gerações anteriores entretanto cabe aos docentes resgatar aquelas datas mais significativa para as crianças sem deixar de lado os verdadeiros propósitos do desenvolvimento infantil.

    ResponderExcluir
  12. Colocar as crianças como protagonistas do SEU processo de aprendizagem é ir muito além do respeito as crianças é respeita o seu processo enquanto educador, pois todos os documentos que estudamos nos trazem esse protagonismo da infância mediados pelas brincadeiras e as interações e quando deixamos isso de lado para considerar apenas as datas comemorativas ou ainda atividades prontas na folha A4.tudo que nos constituir enquanto profissional é negado junto com os todos os direitos de nossas crianças.

    ResponderExcluir
  13. Texto interessante. Porém as datas comemorativas ainda são e sempre será motivo de reflexão. Qual a relevância? E será somente com fins lucrativos comerciais. Prefiro acreditar que hoje na atual sociedade muitos educadores utilizam sim as datas comemorativas por fazerem parte da nossa cultura, mas que sabem dá significado e relevância ao assunto a ser transmitido as nossas crianças. Com tantas formas de se reinventar pedagogicamente seria o mesmo o educador um mero repetidor de ações ultrapassadas em seu ato de planejar? Prefiro acreditar que não. Compete a nós educadores como vamos dá significado e relevância as nossas aulas sobre o referido assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Você. Existem inúmeras maneiras de se Explorar uma temática. Anular um legado cultural, rico em suas tradições porque alguns não se esforçam em elaborar boas propostas em cima dessas datas é desconsiderar o futuro Pesquisar(a)/Historiador(a) ,que surge na sala de aula. Pode se ir muito além de "plumas e ocas, bom velhinho,bandeiras, e etc. A criança é um ser pensante, por tanto, aberta ao novo sim e com uma capacidade imensa de ir além do que se vê, toca e ouve. Abolir as datas comemorativas seria ao meu ver Desconstruir valores, memórias de um Povo. Contudo, Continuar trabalhando essas datas com as mesmas metodologias dos nossos primeiros professores primários é que não dá mais.

      Excluir
    2. Eu concordo em partes, algumas datas comemorativas fazem parte da nossa história, é se planejar porque pascoa não é coelhinho, e ressureição de Jesus. natal não é papai Noel é o nascimento de Jesus Cristo. os índios fazem parte da história tem uma cultura, podemos resgatar a nossa cultura e assim sucessivamente. Cabe cada escola fazer um planejamento voltado para sua realidade.

      Excluir
  14. As datas comemorativas são importantes sim para as crianças e precisam serem trabalhadas na escola sim, pois o mundo já tem sofrimento demais e a escola é muitas vezes o lugar mais feliz que aquela criança tem para ir, ir em busca de aventuras, emoções, conhecimentos, amizades, felicidades... Fantasiar a sua realidade para sentir um momento de paz ... Muitas crianças não tem com que comprar um chocolate e nessa época da páscoa que ela come na escola aquele chocolate quente vira a melhor refeição do ano, criança precisa sonhar pra ser criança e não ter responsabilidade de adultos pois a criança precisa aproveitar e vivenciar cada fase ...

    ResponderExcluir
  15. É importante trabalhar as datas comemorstivas, pois possibilita ao aluno a manifestação de suas habilidades e competências; E ainda Resgata valores familiares e cívicos por meio de homenagens e apresentações. Ainda vale ressaltar que sensibiliza o aluno para a prática de atividades lúdicas e históricas como forma de ampliar o conhecimento.

    ResponderExcluir
  16. Acho importante trabalhar as datas comemorativas com as crianças, pois através delas as crianças descobrem e aprendem sobre origens e tradições de nossa terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.Trabalhando de forma lúdica desenvolvendo assim o seu cognitivo tornando-os criticos e capazes de enfrentar os conflitos que os rodeam

      Excluir
  17. É muito importante trabalhar as datas comemorativas, através delas as crianças vão descobrir e aprenderem sobre as tradições, origem e culturas da sua região.ainda vale ressaltar que as crianças também podem ampliar cada vez mais o seu reconhecimento.

    ResponderExcluir
  18. Cresci em uma cidade do interior e todo o contato que tinha com as datas comemorativas era na maioria das vezes na escola, depois acompanhei nas rotinas escolares das minhas filhas, suas participações nesses eventos,acho que as datas comemorativas ajudam as crianças a fixarem sua cultura uma vez que participam, porém devem acompanhar os contextos sociais de nossa sociedade não é obrigado aos educadores ensinarem para as crianças que o Natal é tempo de presentes mais podemos ensinar sobre solidariedade, empatia, amor ao próximo,valores essenciais para formação de um cidadão.

    ResponderExcluir
  19. As Datas comemorativas e muito importante para o aprendizado cultural das crianças,onde elas podem com apoio do professor a criança possa ser protagonista do seu aprendizado escolar.

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre gostei de trabalhar às datas comemorativa.. Uma maneira que termos para resgatar a nossa cultura e de todos os povos..

    ResponderExcluir
  21. na minha concepção as datas comemorativas devem sim ser trabalhadas na educação infantil pós a cada dia nossas crianças estão vivendo nesse mundo informatizado perdendo assim suas raizes deixando pra trás sua cultura.

    ResponderExcluir
  22. As datas comemorativas na escola são muito importantes, pois conectam os estudantes à essência e à história por trás de uma celebração. O significado deve ser apresentado como uma forma de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e emocional das crianças.

    Muitas dessas datas simbolizam um marco de conquistas. Por isso, mantê-las no calendário escolar é a melhor maneira de valorizar sua criação, inclusive, exaltando fatos e pessoas que fizeram com que ganhassem representatividade.

    ResponderExcluir
  23. Como professora, sempre me questionei sobre a atenção dada algumas datas comemorativas trabalhadas quase que obrigatoriamente dentro de escolas, sejam elas públicas ou privadas, onde o interesse estava em apresentar algo para representar aquele dia sem uma verdadeira preocupação com o que ele significava e todo o contexto que o envolvia.
    É verdade que essas datas tem sim sua representatividade e significância na construção do ser social que, como tal, está inserido em uma sociedade cultural e cheia de história, e que muitos dos feitos acontecidos precisam ser relembrados, ou vividos, ou ensinados, mas será que de fato isso acontece? Infelizmente muito se perde ou é tirado de contexto, de modo a enfraquecer cada vez mais está prática.
    Diante disso, não vejo como solução simplesmente descartar essas vivencias e propostas pedagógicas realizadas com nossas crianças, mas é necessário ressignificar o olhar da sociedade diante dessas "celebrações" trazendo de fato a essência da história de cada uma delas, assim como também, tornando-as inclusivas, respeitando a realidade social e cultural de cada ser, afinal, o ambiente educacional lida diariamente com a diversidade e diante dela é preciso uma postura adequada e acolhedora.

    ResponderExcluir
  24. São importantes que se trabalhem as datas comemorativas, pois as crianças irão resgatar as origens, valores, e tradições do nosso povo (da nossa terra). E é uma forma que temos também para resgatar a nossa cultura desenvolvendo assim atividades lúdicas e prazerosas.

    ResponderExcluir
  25. Trabalhar as datas comemorativas na escola, dá as crianças a oportunidade de conhecer parte da cultura de sua região e seu país. Penso que o erro da escola, está em exigir que a criança participe não levando em consideração a cultura familiar de cada uma. E se é desejo da família que a criança esteja inserida em certos contextos.

    ResponderExcluir
  26. Ao olharmos o calendário de festividades fica claro que o Brasil é um país marcado por sua diversidade e pluralidade cultural e religiosa. Isso representa uma oportunidade de abordar as datas comemorativas na educação infantil de forma didática. É uma desafio que precisa de planejamento para que as atividades sejam relevantes para o desenvolvimento das crianças.

    ResponderExcluir
  27. Acredito que algumas datas devam realmente ser comemoradas, sem deixar de trabalhar seu sentido levando ao estudante o conhecimento. Não falo de datas religiosas nem dia de pai ou mãe (muitas crianças nem os têm mais ou simplesmente não os conhecem, são criados por parentes...Essas últimas causam constrangimento e sofrimento a algumas crianças) Mas, trabalhar por exemplo o aniversário de fundação da escola, história do município nas proximidades de seu aniversário. Realizar sim alguma festinha para as crianças, já que muitas possuem condições minimas e, o que tem de melhor na vida é a escola, ao meu ver não é errado. Apenas o planejamento não pode ser pautado o ano inteiro em datas comemorativas.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde.Acho viável que se trabalhe as datas comemorativas nas turmas da Educação infantil.Além de estarmos trabalhando o calendário,as crianças irão desenvolver vários campos de experiências da BNCC com essa prática.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde!
    Gostei do texto sobre a importância das Datas Comemorativas e como levar para o planejamento no contexto mais amplo.É desde a educação infantil que a criança começa a entender por que comemoramos tal dada é por que ela é comemorada. Abordando novas formas de práticas no planejamento sem deixar que se perca a cultura, a vivência sobre aquele dia que está sendo comemorado. É claro que não podemos esquecer a realidades das crianças, a religião delas, respeitando suas culturas, e em que condições vive aquela família. Trabalhar de forma onde todas possam vivênciar aquele momento sem se sentir rejeitada.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Gostei do assunto tratado no texto.Acho que devemos sim trabalhar as datas comemorativas desde da educação infantil. Porém , as datas comemorativas elas passam história da vida social quando bem planejada,

    ResponderExcluir
  32. Boa noite! As datas comemorativas, é de grande importância para o aprendizado na educação infantil.As crianças descobrem a cultura e também iram resgatar, origem valores e tradições do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite . As datas comemorativas são muitos importantes para trabalharmos com crianças para que as mesmas tenham conhecimento da nossa cultura. Liduina Edvirges Bomfim De Queiroz.

    ResponderExcluir
  34. Boa Noite!! As datas comemorativas são importante para ser trabalhada com as crianças do na Educação Infantil, é através das datas comemorativas que podemos conhecer as culturas e história de personalidades.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia!as datas comemorativas são muito importante ser trabalhadas com as crianças na educação infantil é uma forma de resgatar a cultura e fazer que eles cresçam em um âmbito conhecendo suas raízes.e que um bom planejamento leve eles a crescerem com interesse a buscar a conhecer mais sobre as culturas brasileira.

    ResponderExcluir
  36. Gosto de trabalhar as datas comemorativas como um resgate à nossa cultura e valorizando o fato ocorrido que marcou cada data.Acredito que se hoje comemoramos essa data foi porque algo muito marcante aconteceu e que alguém realizou algo tão importante que as vezes até pode ter lhe custado a própria vida.

    ResponderExcluir
  37. Datascomemorativas são muito imprtante ser trabalhada pois é uma cultura de muito tempo.entrei na escola sempre trabalhando esseas datas pois achava muito importante ser trabalhadas gostava tambem quando a gente se reunia para lançar estratégias de como ia ser as apresentaçôes com nossas crianças as datas comemorativas já mais deverão ser esquecidas.

    ResponderExcluir
  38. Podemos mesclar o conhecimento de mundo da criança com a cultura e experiências histórica, não podemos deixar de almejar alguma datas isso vai depender de cada região e suas culturas histórica local mesmo porque as crianças tem as datas de nascimento a serem lembradas e comemoradas. Ampliar conhecimento se faz importante porém não podemos esquecer a infância o período imaginário, lúdico fantástico das crianças. Tornar esses pequenos cidadãos crítico, criativos e participativos na nossa sociedade.E mas somos patriotas da nação brasileira, como esquecer do nosso Brasil. Abraços.

    ResponderExcluir
  39. As datas comemorativas é muito abrangente. Precisa de um bom planejamento e boa elaboração. Mas são muito importantes, pois conectam a história.

    ResponderExcluir
  40. Penso que se faz parte da cultura é importante que a criança tenha conhecimento, porém mais importante do que datas é o conhecimento necessário que a criança precisa ter ao longo do seu ano letivo que fará toda diferença para sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  41. As datas comemorativas são importantes para trabalhar na educação infantil.acho que temos que ter um meio termo.devemos trabalhar elas,incluindo elas no planejamento,mas traçando objetivos para se obter bons resultados na aprendizagem das crianças,na questão cultural das mesmas.

    ResponderExcluir
  42. Enquanto algumas pessoas criticam ou não aceitam as datas comemorativas, nossos alunos estão necessitando com urgência de um estudo voltado à língua portuguesa e matemática.
    Nunca podemos castra- las em sua imaginação, sonhar faz parte desse mundo infantil com papai Noel, coelhinho de Páscoa...

    ResponderExcluir
  43. Como já falei em outros post, sobre “as datas comemorativas “, ressalto que, sou sim a favor que sejam fonte de planejamento,mas com engajamento, significidade, compreensão para a data, que sejam exploradas com teor de grande entendimento para que as crianças façam valer suas expectativas para a nossa realidade, tipo, que trabalhar o natal, a Páscoa, dia dos pais e mães, etc, não sejam apenas em uma pequena arte de pintar ou mesmo uma simples troca de presentes. Vale sim, a pena, investir num contexto bacana e colocando a criança como o centro do planejamento para desenvolver suas habilidades com clareza e discernimento. O
    Mundo infantil jamais deixará de de passar por todas essas etapas comemorativas. Precisamos que sejam concluídas com amor, carinho, dedicação e entusiasmo. Pois as mesmas fazem parte da nossa cultura brasileira e nordestina, quando bem planejadas. No mais, está tudo bem. Boa noite.

    ResponderExcluir
  44. Toda forma de aprendizagem deve ser considerada.resgatar a cultura por meio das datas comemorativas é uma forma de manter viva as tradições de sua região, uma vez em que as mesmas tendem a cair no esquecimento ,se não forem trabalhadas de forma significativa, trazendo esse fortalecimento vivo de nossas tradições, que traz ampliação do mundo ao nosso redor,mantendo vivos os valores e cultivo dos mesmos.

    ResponderExcluir
  45. É muito bom trabalhar com as crianças datas comemorativas pois é uma forma de cativar as mesma a buscarem a sua raíz.

    ResponderExcluir
  46. Precisamos de muito estudo, apropriar-se de conhecimento, saber e colocar em prática, e garantir os direitos a cada criança com a educação. Precisamos avançar, precisamos incluir, se não, a escola não muda, estaremos apenas repetindo e reforçando o que não acrescenta!!!

    ResponderExcluir
  47. Esse assunto é na verdade muito complexo, porque escolhemos datas a ser comemoradas, e será que realmente estamos trabalhando o assunto a que se refere a tais datas? porque se formos falar por exemplo a realidade da nossa pátria, meu Deus, então entendo que devemos estudar muito para que tenhamos segurança no que vamos passar para nossas crianças.

    ResponderExcluir
  48. Na minha opinião as datas comemorativas são muito importante. Principalmente trabalhar essas datas importantes com as crianças, pois é uma forma de cativar novos conhecimentos. Além de todos esses pontos positivos devemos planejar para que esses eventos sejam um sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho importante sim.É uma forma de resgatar as tradições mantendo sempre vivas principalmente respeivivas os valores de cada individuo

      Excluir
  49. Trabalhar as datas comemorativas é de grande importância para o aprendizado cultural das crianças,elas com o apoio das professoras passam a ser protagonista do seu aprendizado escolar.

    ResponderExcluir
  50. É importante trabalhar datas comemorativas pois sabemos que as crianças não são "folhas de papel em branco",portanto elas trazem uma história de vida que sendo bem contextualizada contribuirá para um futuro promissor.

    ResponderExcluir
  51. Trabalhar as datas comemorativas é importante sim, resgate a cultura, costumes, sem falar que as crianças adoram. interação total.

    ResponderExcluir
  52. AS DATAS COMEMORATIVAS SÃO MUITO IMPORTANTE. É SIM , INTERESANTE TRABALHAR AS DATAS POIS ASSIM AS CRIANÇAS PASSA A CONHECER E COMPRIENDER A CULTURA E OS COSTUMES. ONDE AS MESMAS COMEÇAM A SOCIALIZAR COM AS DEMAIS CRIANÇAS, E AS MESMAS PASSAM A ENTENDER AS DIFERENÇAS E COMPRIENDE A IMPORTÂNCIA DE MANTER O RESPEITO E CONVÍVIO NO MEIO SOCIAL.

    ResponderExcluir
  53. Às datas comemorativas são muito importantes pois possibilita ao aluno manifestações e competências, resgastar valores familiares e cívicos por meio de homenagem e apresentações sensibilizar o aluno para a prática de atividades lúdicas e históricas como forma deampliar o conhecimento.

    ResponderExcluir
  54. Alcineuma maria de moura20 de setembro de 2021 às 10:44

    Alcineuma maria de moura;
    Na minha opinião as datas comemorativas são muito importantes, e é muito importante trabalhar essas datas, pois assim as crianças vão conhecendo um pouco da nossa cultura, e nossos costumes.

    ResponderExcluir
  55. Sabemos que as datas comemorativas nos planejamentos são fatores importantes, e não podemos deixar fora da realidade das crianças. Em alguns momentos nas escolas, está mostrando as crianças a oportunidade de conhecer e lembrar partes da cultura brasileira. Sabemos que temos que se adpitar ao novo, mas nem sempre devemos deixar esquecidas datas tão importantes, que trais vários conhecimentos e aprendizagens para nossas crianças, como o respeito, costumes, crenças entre outras.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Acredito que as datas comemorativas traz a criança o desenvolver da imaginação o que e de muita importância ,para o desenvolvimento do mesmo. dado a criança o direito de conhecer crenças, também de ensinar o mesmo o respeito a todas as crenças e costume.

    ResponderExcluir
  58. As datas comemorativas aproximam a família da escola e permitem trabalhar com crianças o sentimento de gratidão. Também e uma oportunidade de abordar e desenvolver temas importantes para a formação e conscientização dos alunos

    ResponderExcluir
  59. Sou Maria das Graças Trabalhar as datas comemorativas na educação infantil, é de suma importancia , pois dar oportunidades as crianças a explorar , conhecer novas culturas, comemorações e costumes.É interessante desenvolver atividades que tenham valor formativo para as crianças.

    ResponderExcluir
  60. A escola objetiva formar o educando de forma crítica para a sociedade em um mundo completamente novo e dinâmico, por isso, refletir sobre certas comemorações é muito importante a fim de evitar a disseminação de conceitos ideologicos que podem estar ultrapassados e dissonantes das necessidades sociedade atual

    ResponderExcluir
  61. Celebrar e festejar as datas comemorativas na escola é muito importante para o desenvolvimento cultural, social e emocional,pois conectam os alunos à essência e à história por trás de uma celebração.

    ResponderExcluir
  62. As datas comemorativas são importantes sim para as crianças. Porém, possibilita ao aluno as habilidades e competências. Sem contar que pode resgatar valores familiares e tradições.Com isso podemos fazer com que as crianças façam novas descobertas.

    ResponderExcluir
  63. Comemorar as datas comemorativas na escola é muito importante pois conectam os estudantes à essência e a história por trás de uma celebração. Possibilitando ao aluno a manifestação de suas habilidades e competências resgatando valores familiares e cívicos por meio de homenagens e apresentações. Com tudo isso incentivando o aluno para a prática de atividades lúdicas e históricas como forma de ampliar o conhecimento.

    ResponderExcluir
  64. Planejar e trabalhar as datas comemorativas vai muito além do que os símbolos que elas têm ou reproduza, tem tudo contexto histórico para conhecer e ensinar as crianças. As datas comemorativas em muitas escolas São culturas entre família e escola. Nos tornamos hipócritas ao não trabalhar datas comemorativas, se ao mesmo tempo trabalhamos histórias que não são reais. Precisamos rever e aprender a repassar as datas comemorativas com a real história por trás delas, respeitando nossas crianças e suas escolhas. Não acredito que não seja necessário trabalhar as datas comemorativas, pelo contrário deve-se trabalhar e mostrar a importância de cada uma delas.

    ResponderExcluir
  65. A cerca das reflexões e comentários do fórum podemos analisar que o ideal
    é problematizar, pensar e discutir novas formas de tratar as datas
    comemorativas de uma maneira para que possam configurar-se como
    situação de aprendizagem para todos os envolvidos, respeitando valores
    culturais, religiosos, econômicos e éticos das crianças e suas famílias, além
    dos princípios da instituição. Por exemplo, como abordar o tema da Páscoa,
    uma celebração cristã, se tenho em minha turma famílias umbandistas,
    ateias e muçulmanas, ou mesmo judaicas, que comemoram esse feriado de
    forma muito diferente?
    Conheço escolas que resolveram não comemorar nenhuma data tradicional
    como Dia dos Pais e Dia das Mães, uma vez que foram tomadas por um
    aspecto muito comercial e consideram que não devem reforçar a ideia de o
    carinho estar necessariamente ligado ao presente. No lugar delas, incluiu no
    seu calendário o “Dia da Família na Escola”, usado para trazer a comunidade
    para dentro do ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  66. As datas comemorativas fazem parte da nossa cultura.
    Seja o conhecimento da vida indígena, valorização da família, nascimento de alguém que ajudou a humanidade ser melhor e etc.
    Há um fazer impregnado de suma importância ao trabalha-las com as crianças.
    No Artigo 09 da Educação Infantil é bem claro em relação às crianças conhecerem e transformarem seu lugar com experiências significativas dentro de temas relacionados à sua cultura ou Nacional ou local.
    Mais em relação ao currículo não concordo que seja pautado somente nelas.
    Devem refletir sua importância e por que existem? Qual sua contribuição para nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  67. Não é so comemorar e sim trabalhar as datas comemorativas com objetivos de aprendizagem sobre a cultura. Pois através das datas comemorativas,a criança pode conhecer diferentes saberes.

    ResponderExcluir
  68. As datas comemorativas são muito importantes e permite a criança desenvolver a sua imaginação. São momentos de grande valia, onde as mesmas estarão tendo a oportunidade de conhecer parte da cultura brasileira, aprendendo a respeitar as crenças, costumes e outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, sabemos como é gratificante vermos as crianças usando a sua criatividade em meio das veste q agente faz para ele no ato daquelas datas comemorativas.

      Excluir
  69. olá, na minha opinião as datas comemorativas são conteúdos importantes pois e obrigação do professor conhecer o verdadeiro sentido da data e elabora atividades lúdicas e proveitosas. as o culturas devem ser passadas de geração em geração.

    ResponderExcluir
  70. Acho que a escola deve adotar medidas significativas e essênciais, para trabalhar as datas comemorativas ,Elas são importante pois conecta ao estudante a essência de sua história,contribuindo para o desenvolvimento social.São importantes que se trabalhem as datas comemorativas, pois as crianças irão resgatar as origens, valores, e tradições do nosso povo (da nossa terra). E é uma forma que temos também para resgatar a nossa cultura desenvolvendo assim atividades lúdicas e prazerosas.

    ResponderExcluir
  71. As datas comemorativas devem sim ser trabalhadas,mas dentro do contexto,resgatando nossas origens, respeitando a cultura de cada criança.

    ResponderExcluir
  72. Devemos sim trabalhar as datas comemorativas, são importantes e irão resgatar valores, cultura e suas origens, mas respeitando o modo de vida de cada criança.

    ResponderExcluir
  73. Bom dia !
    Ao trabalhar as datas comemorativas nós estamos vivenciando situações que permitem as crianças a desenvolver suas habilidades nas séries que eles se encontram. Resgatar as tradic6e culturas do nosso país, faz com que os alunos desperte novos aprendizados na sua vida estudantil.

    ResponderExcluir
  74. Pra mim as datas comemorativas são sim relevantes a se trabalhar na educação infantil. É uma forma de ligar as crianças pequenas a construção da significância de assuntos importantes que tiveram na história e por isso são comemoradas. Acredito que algumas dessas datas deveriam ser revistas no sentido de ser ensinado a essência delas como Páscoa e natal, e não continuarmos na ideia de permanecer numa história inventada e sem nexo. É importante dar as crianças o que é real também , para que construamos indivíduos pensantes e estabilizados naquilo que de fato existe. O mundo imaginário é super importante na fase infantil, no entanto para formamos pessoa mais convictas da realidade é necessário dar a elas um pouco da realidade também . Nas próprias brincadeiras das crianças, a vemos colocar em prática atividades reais que os adultos realizam. Ou seja , pra elas isso também é relevante, e não apenas o inventar. Por fim as datas comemorativas estimulam o trabalhar assuntos importantes relacionados a cultura e história da humanidade. Dando as crianças a oportunidade de conhecer isso desde cedo e compreenderem sua importância. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As datas comemorativas tem sua importância na educação infantil devem trabalhadas ensinado o verdadeiro sentido desas datas mostrando o que realmente cada uma representa como culturas diferentes de cada povo fazendo com que a criança crença um ser pensante conhecedor do seu meio.

      Excluir
  75. As datas comemorativas na escola são muito importantes, pois conectam os estudantes à essência e à história por trás de uma celebração. O significado deve ser apresentado como uma forma de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e emocional das crianças.

    ResponderExcluir
  76. Acho importante a escola desenvolver um trabalho de concientização e aprendizado sobre cada data mostrando ao aluno o valor real de cada um na sua historia, sempre respeitando a religião do proximo.

    ResponderExcluir
  77. Acho importante a preservação das datas comemorativas na escola, é uma forma de aprendermos de um jeito dinamico nossa Cultura e nosso valores.

    ResponderExcluir
  78. Marilene
    É um costume comum para nós professores que trabalhamos nas escolas, trabalhar algumas datas especiais com os alunos, especialmente na Educação Infantil. Celebrar-mos datas comemorativas escolares é importante para ensinar e conectar as crianças sobre o significado delas. Também é uma oportunidade de abordar e desenvolver temas importantes para a formação e conscientização dos alunos. Sabemos que a Educação Infantil é a primeira conexão da criança com o mundo e a sociedade fora do círculo familiar. O ensino infantil ajuda a promover o desenvolvimento das crianças em diversos aspectos. Desde o motor, até o social, passando também pelo desenvolvimento emocional e cognitivo, por ser uma fase de formação, é recomendado para nós professores já abordar alguns temas importantes para o conhecimento e desenvolvimento pessoal da criança. As datas comemorativas escolares tornam-se uma ótima oportunidade de trabalhar esses temas de forma leve e contextualizada. Eventos e atividades relacionados a tais datas podem ser o desenvolvimento dos aspectos que citei acima, além de proporcionar momentos de lazer e, em alguns casos, promover a aproximação com os familiares. As escolas precisam estar sempre conectadas com o mundo, permitindo que as crianças e jovens possam fazer uma reflexão sobre a sociedade. Pensar sobre as tradições e o que elas significam é o primeiro passo para esse caminho.

    ResponderExcluir
  79. NONATA SOUSA De fato há muitas reflexões a ser feita a cerca do tratamento dado as datas comemorativas, há toda uma jogada de lucro por trás, se fôssemos pensar:iniciamos o ano ano que acabou de passar o natal, já pensando no Carnaval, saímos do carnaval, vem a páscoa,dia das Mães, festa junina, dia dos pais, dia da criança, já estamos nos preparando pra chegado do Natal. Passamos o ano todo sendo o boneco das grandes comparações, será que no nosso dia a dia não tem algo de importante que pudéssemos valorizar, lembrar? Respondo existi nossos quintais produtivos cultivados pelo nosso povo, as casas de farinhas em junho e julho que é lindo de se vê a forma de mutirão e cooperação que nosso povo trabalha, isso merece ser lembrado, comemorado, valorizado, é cultura. Os negros grandes pioneiros no descobrimento do Brasil pouco se fala sobre,não estou dizendo que acabe com as datas comemorativas, estou refletindo que nós temos todo dia motivos pra celebrar e valorizar nossa comunidade, nosso povo, nossa gente.

    ResponderExcluir
  80. Eu particularmente como professora planejo sim as dats comemorativas,acredito q seja cultural,tenho parzer em planeja-las e executa-las.Pergunto ql crianca ñ gosta de se vestir de coelhinho da Páscoa, de índio,encerrar o ano letivo com a comemoração do natal?
    Datas comemorativas além de ser prazerosa de trabalhar acredito q enrriquece o currículo.

    ResponderExcluir
  81. Planejar é de suma importância para projetar os objetivos de aprendizagem dos alunos, otimiza o tempo e facilita para o professor alcançar seus objetivos.

    ResponderExcluir
  82. Na educação infantil trabalhar as datas comemorativas é uma forma de incluir a criança no contexto ao qual ela está inserida.Para que ela conheça através de um planejamento minucioso e bem elaborado as formas de vivências culturais dentro da escola e comunidade.

    ResponderExcluir
  83. BOM DIA. AS DATAS COMEMORATIVAS É ALGO QUE DEVE SER TRABALHADO COM MUITA CAUTELA E COMPROMISSO. POIS SABEMOS QUE EXISTE ALGUMAS DATAS MUITOS DELICADAS. AS DATAS COMEMORATIVAS É ALGO DA PRÓPRIA CULTURA DE CADA UM, POR QUE NÃO TRABALHAR. É ALGO INOVADOR E DE SUMA IMPORTÂNCIA QUANDO TRABALHAMOS ESSAS DATAS, APRENDEMOS COM CADA CULTURA E INOVAMOS NOSSA APRENDIZAGEM.

    ResponderExcluir
  84. A escola tem o papel de compreender as mudanças e os anseios da sociedade, permanecendo conectada com o mundo e proporcionando aos pais e alunos a possibilidade de fazer uma reflexão sobre esse cenário, refletindo sobre as tradições.

    ResponderExcluir
  85. Na educação infantil trabalhar com as datas comemorativas é uma forma da criança interagir e resgatar os valores e assim descobrindo o significado de cada data importante.
    Levando em conta, a cultura, a religião e as condições de cada família que vive.

    ResponderExcluir
  86. Todas as datas comemorativas São importantes para se trabalhar com as crianças, pois ensinamos os significados delas proporcionando abordagem para a formação e conscientização das crianças.

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Todo planejamento que fazemos, seja dentro de quais perspectivas forem, devemos ter consciência dos pontos negativos e positivos e pesarmos, considerando as vantagens. Planejar dentro da proposta educativa também não é diferente e deve ser aceito todo e qualquer meio favorável a aprendizagem, a preservação da cultura, ao desenvolvimento do ser educando, . Abordando a temática: datas comemorativas na escola: sim, não e por que? Diante do tema e da pergunta, eu questiono, qual sentido na prática educativa, aderir na escola o estudo das datas comemorativas e me vem à conclusão que é muito importante esta prática, quando aliada a interdisciplinaridade, ou seja, usá-la no contexto de ressignificar , não apenas comemorar sem sentido pedagógico, aleatório, o significado deve ser apresentado como uma forma de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e emocional da criança . Além do que, podemos observar outra importância significativa, celebrar as datas conectam os estudantes à essência e à história por trás de uma celebração. Concluindo, as datas comemorativas nas escolas, devem ser celebradas, festejadas, apoiadas e executadas, pois são inúmeras as vantagens adquiridas com esta prática, para do ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  89. É muito importante sim trabalhar às datas comemorativas pois é uma forma de resgatar as origens.

    ResponderExcluir
  90. Eu concordo que trabalhar as datas comemorativas na educação infantil se mostra, portanto, como uma atividade necessária.
    Inseri-las no planejamento pedagógico significa usá-las como ferramentas para abordar valores e conhecimentos específicos. I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MUITO IMPORTANTE TRABALHAR AS DATAS COMEMORATIVAS ,SENDO QUE TRABALHE COM MUITA CAUTELA.EU GOSTO DE TRABALHAR AS DATAS COMEMORATIVAS.

      Excluir
    2. É muito importante trabalhar as datas comemorativas, pois está em nossa cultura,,as datas comemorativas fazer parte da nossa cultura

      Excluir
  91. É importante por tanto que não sai do contexto e que as crianças desenvolva suas competências e habilidades

    ResponderExcluir
  92. As datas comemorativas tem sua importância quando é trabalhada de forma significativa. Portanto é importante vivencia-la do modo que dê ênfase a nossa cultura. Possibilitando ações concretas que dê sentido para a vida. Não somente trabalhando em sua data específica, isolada mas de forma contínua possibilitando os direitos de aprendizagens. Partindo desse princípio nossos valores serão resgatados uma vez que ainda estão enraizado em nós.

    ResponderExcluir
  93. O importante é que precisamos trabalhar as datas comemorativas contextualizadas e não isoladas de reflexões e nem fora da nossa realidade. precisamos sim, usarmos as datas comemorativas e fazer a transposição didáticas no sentido de torná-las conteúdo curricular numa perspectivas de aprendizagem reflexiva.

    ResponderExcluir
  94. Realmente é bem complicado esse assunto de datas comemorativas na educação infantil, pois existem algumas datas que trabalham o consumismo e não o verdadeiro sentido delas. É como se estivéssemos vendendo um produto pirata e não o original. Muitas vezes fantasiamos um assunto que não tem nada a a ver com o verdadeiro, como no natal. Todos sabemos que é comemorado o nascimento de Jesus mais a figura do papai noel aparece em destaque para chamar a atenção para compras de presentes. Na verdda eu acho interessante trabalhar as datas comemorativas, mais trabalhar a com a verdade e não com mentiras que veem somente para atrair as pessoas ao consumo.

    ResponderExcluir
  95. Entendemos que a educação infantil, vem passando por algumas alterações, nos nosso planejamento, onde vem trazendo, bastante retorno positivo pra nossas crianças.onde e fundamental pro dia a dia ,principalmente no momento, quando nos professores tivemos que se reinventar,por conta do método novo .remoto

    ResponderExcluir
  96. Trabalhar com as datas comemorativas são fundamentais para desenvolver habilidades e enriquecer o conhecimento das crianças, trazendo-lhes cultura e vivência. Além de fortalecer sua imaginação, por exemplo, com o folclore, a páscoa e o natal. Além de conectar as crianças com o passado, e com a cultura do nosso País.
    Sendo uma forma de construir o desenvolvimento social, emocional e cultural das crianças.

    ResponderExcluir
  97. As datas comemorativas, fazem parte das tradições culturais, cívicas ou religiosas, e é fundamental para as crianças, mas o importante é a construção do sentido (real ou imaginário) o significado para não ficar só na reprodução de ano após ano. Temos que considerar que pode-se trabalhar as datas comemorativas durante todo o ano e não só na data específica com aqueles desenhos a serem pintados que não são construídas pelas crianças.. Considero um desafio para o educador planejar de como desenvolver práticas significativas para aprendizagem das crianças dentro das datas comemorativas.

    ResponderExcluir
  98. As datas comemorativos São muito importante para as as crianças na educação infantil . Pois a mesma faz parte da nossa vivência no dia a dia e nos ensina muito sobre cada data , Além do mais as crianças se divertem e aprendem bastante com essas datas que muita das vezes já estão até esquecidas por não serem mais relembradas dentro das salas de aulas . Aos pouco as pessoas vão esquecendo por isso temos que relembrar essas datas comemorativas e falar a importância das mesmas para as crianças pequenas ao mesmo tempo as crianças estarão construindo o seu desenvolvimiento social e cultural dentro da sociedade.

    ResponderExcluir
  99. É muito importante trabalhar de forma lúdico as datas comemorativas,faz com que as crianças desde pequenos valorizem os costumes, culturas e crenças de cada região.

    ResponderExcluir
  100. Celebrar datas comemorativas escolares é importante para ensinar e conectar as crianças sobre o significado delas. Também é uma oportunidade de abordar e desenvolver temas importantes para a formação e conscientização dos alunos.

    ResponderExcluir
  101. As datas comemorativas refletem história, que mesmo ilustrando para o contexto infantil podem agregar conhecimentos que não necessariamente essas crianças devam levar como valor absoluto. É um mundo imaginário daquele momento e com o passar do tempo de forma natural vai perdendo seu encanto. Numa pedagogia que não se detém em ensinar conteúdos estáticos mas que motiva seus discentes a pensar e problematizar os fatos, quase que automaticamente esses conteúdos de datas comemorativas vão perdendo o encanto místico.

    ResponderExcluir
  102. Acho muito importante trabalhar as datas comemorativas, porque são através delas que vamos dar continuidade às nossas tradições e cultura.

    ResponderExcluir
  103. Então não concordo que datas comemorativas não devem ser contempladas no planejamento, mas sim, concordo que elas devem ser observadas em sua ressignificação e transdisciplinarmente em um teor de educação crítica. Porém, reafirmo que em meu entendimento as datas comemorativas são elementos essenciais na formação do indivíduo crítico e do cidadão político e que, sim, é possível trabalhar todas as disciplinas se, de fato, houver planejamento compromissado. Também que tal expõe muito mais a capacidade do educador de planejar transdisciplinarmente do que da ineficiência das datas comemorativas ou ainda a exposição do comodismo do uso das datas comemorativas desvinculadas de criticidade e apenas em um teor vazio (uma vez que é mais cômodo e simples não usar datas comemorativas ou utilizá-las de modo errôneo, como mera festividade e elemento supérfluo para agir com arteirice consumindo tempo de sala com elementos vazios).
    Maria Torquato Ribeiro

    ResponderExcluir
  104. Temos que sempre lembrar essas datas porque todas são importantes.

    ResponderExcluir
  105. É importante trabalhar as datas comemorativas sim, pois resgata os fatos históricos da nosso gente, da nossa região, do nosso estado e do nosso país, principalmente às datas onde comemoramos as tradições religiosas, humanas e até fatos abstratos da nossa lendas.

    ResponderExcluir
  106. As datas comemorativas remetem histórias e são muito significativas,no entanto não devemos nos prender somente a essa prática.

    ResponderExcluir
  107. Datas comemorativas desvinculadas de criticidade e apenas em um teor vazio uma vez que é mais cômodo e simples não usar datas comemorativas ou utilizá-las de modo errôneo, como mera festividade e elemento supérfluo para agir com arteirice consumindo tempo de sala com elementos vazios.

    ResponderExcluir
  108. Concordo em partes com a colunista, mas acho tudo muito extremo, creio seja pertinente trabalhar as datas comemorativas desde que sejam trabalhadas com o seu devido cuidado e olhar pedagógico, que seja dada a relevãncia que algumas tiveram para a história do nosso país,e que leve a criança a refletir enquanto ser histórico que produz cultura. Creio que esse processo depende muito da instituição, da maneira que irá abordar essas datas e que as mesmas sempre possam trazer aprendizagens significativas para as crianças e que as crianças por sua vez possam ser protagonistas de suas histórias.

    ResponderExcluir
  109. Eu concordo plenamente,em comemorar as datas comemorativas pois cada uma tem seu significado por exemplo o dia das crianças, impossível passar uma data dessa sem comemorar pois muitas crianças ficam esperando essa data é de extrema importância as datas comemorativas serem comemoradas.

    ResponderExcluir
  110. concordo em comemorar as datas, o professor é mediador consciente de como fazê-lo bem contextualizado para que haja aprendizagem assim

    ResponderExcluir
  111. Concordo em partes com a colunista, mas acho tudo muito extremo, creio seja pertinente trabalhar as datas comemorativas desde que sejam trabalhadas com o seu devido cuidado e olhar pedagógico, que seja dada a relevãncia que algumas tiveram para a história do nosso país,

    ResponderExcluir
  112. AS DATAS COMEMORATIVAS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA ,POIS É DAI QUE SE RESGATA UMA GRANDE HISTORIA...

    ResponderExcluir
  113. É de muita inportancia trabalhar as datas comemorativas ,pois faz parte da Vida.

    ResponderExcluir
  114. Eu acho de fundamental importância, trabalhar dentro do planejamento, as datas comemorativas, mas no entanto tem muitas que não tem essa necessidade, no meu caso o certo seria trabalhar de acordo com a cultura do nosso país, estado e município, enfatizando aquelas datas, que trazem um conteúdo que vá beneficiar e enriquecer a aprendizagem das crianças, e esquecer datas que as crianças já sabem através da mídia como, Páscoa, Natal, dia das mães, crianças e etc...

    ResponderExcluir
  115. Bom dia.Eu acho interessante trabalhar as datas comemorativas de forma contextualizada, onde a criança possa partipar fazendo suas descobertas e suas escolhas.Eu não acho legal trabalhar só no dia.

    ResponderExcluir
  116. É de suma importância trabalhar as datas comemorativas, é através delas trabalhamos a cultura do nosso país e a importância de cada uma para o nosso povo. Nesse período de pandemia achamos como bem trabalharmos as datas comemorativas através de projetos, que veio a ser mais prazeroso e com mais durabilidade.

    ResponderExcluir
  117. E de suma importância trabalhar as datas comemorativas porque e uma oportunidade de desenvolver os temas abordados para a formaçao dos alunos,q assim resgatam os valores culturais ,sociais e emocional de cada um.

    ResponderExcluir
  118. Acho muito importante trabalhar as datas comemorativas nas instituições escolares, pois, através dessas comemorações os alunos conhecem um pouco das histórias que fazem parte da nossa cultura. Mas, também é necessário que sejam apresentadas que tal forma que possa incluir todos da turma dentro do contexto, para que não haja exclusão de nenhum aluno. E porque muitas vezes, o aluno tem apenas o espaço escolar para vivenciar tais comemorações.

    ResponderExcluir
  119. Em outra etapa da História da Educação Infantil, talvez possa se ter compreendido as datas comemorativas como norteadoras do currículo. Atualmente o contexto histórico é outro. Contudo, acredito que toda vivência tem sua relevância, necessitando apenas ser mediada de modo a contribuir e não retroceder com o desenvolvimento infantil. Hoje comprovadamente as interações e brincadeiras conduzem facilmente ao desenvolvimento integral da criança.

    ResponderExcluir
  120. As datas comemorativas na escola são muito importantes, pois conectam os estudantes à essência e à história por trás de uma celebração . O significado deve ser apresentado como uma forma de contribuir para o desenvolvimento social,cultural e emocional das crianças. Muitas dessas datas simbolizam um marco de conquistas.

    ResponderExcluir
  121. As datas comemorativas nas escolas é importante pois contribui para inserir o aluno no meio social, cultural, porém, todas as datas não é viável pois existem várias, o foco seria trabalhar datas que simbolizam um marco de conquistas.

    ResponderExcluir
  122. BOA TARDE!NA MINHA OPINIÃO AS DATAS COMEMORATIVAS TEM QUE ACONTECER, MAIS DE FORMA CONTEXTUALIZADA, NÃO SOLTAS SEM SIGNIFICADOS... A PROPRIA BNCC NÃO RECOMENDA DATA COMEMORATIVAS

    ResponderExcluir
  123. As datas comemorativas São muito importantes para serem trabalhadas de forma contextualizada na educação infantil,não sendo necessário trabalhar todas.

    ResponderExcluir
  124. Na minha opiniao as datas comemorativas sao muito importantes a serem trabalhadas de forma contextualizadas trazendo pra crianca uma vivencia no meio social,cultural,sendo de grande importancia no desenvolvimento de forma a contribuir para a vida toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a sua opinião, pois as datas comemorativas norteiam as crianças de forma a introduzi-las no meio social, assim ajudando em sua formação desde cedo.

      Excluir
  125. Não concordo com esta colunista. As datas comemorativas não pode deixar de ser trabalhada nas escolas ,através delas desenvolvemos nas crianças a consciência de que fazemos parte de uma cultura e de uma sociedade que vive estas datas.

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde
    Acho muito importante trabalharmos as datas comemorativas, pois incluímos as crianças num contexto social e cultural. Além do que elas adoram participar de arte- cênicas e é nesse momento que elas estão ativas e mais participativas .

    ResponderExcluir
  127. Considero as datas comemorativas muito importante pois cresci vivenciando-as, e até os dias atuais vejo sua contribuição para inserir o aluno no meio social e cultural. Além disso trabalhar as datas comemorativas na educação infantil faz-se cada vez mais valioso, pois é uma oportunidade de se abordar o lúdico com esses temas e ao mesmo tempo aplicando ações de valor formativo e estimular o respeito e a consciência, considerando a idade da criança e sua capacidade cognitiva.

    ResponderExcluir
  128. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  129. As datas comemorativas são muito importante é não se deve deixar de ser trabalhada, porém leva a muitas crianças a desde pequenas conhecer e saber quando se é comemorado devidas datas, até hoje tem crianças que já adultas não conhecem quando se comemora algumas datas porque não tiveram oportunidade de aprender quando pequenas.

    ResponderExcluir
  130. Acho muito importante trabalhamos as datas comemorativas, pois é uma oportunidade de resgatamos a cultura e suas origens.
    É importante que coloquemos essas crianças como protagonistas de cada desenho, pintura, que exponham através de músicas, imitações.
    Pois quando deixamos isso de lado estamos fugindo de nossa realidade.
    Na verdade esses momentos que são trabalhados as datas comemorativas descobrimos vários talentos, talentos esses que muitas vezes nem a própria criança sabia que tinha!
    Sou uma defensora de trabalhar sempre as datas comemorativas com nossas crianças!

    ResponderExcluir
  131. Acho importante trabalhar as datas comemorativas ...pois ajuda o emocional da criança criando nela um mundo mais humano e construtar

    ResponderExcluir
  132. Eu sou Ana Celia Chaves Braga ... acho super importante trabalhar as datas
    ..pois ajuda a criança na sua formação humana e cultural dela

    ResponderExcluir
  133. É de grande importância trabalhar com datas comemorativas, pois é uma forma de resgatar e manter um pouco da nossa cultura ativa,desde de que seja trabalhada de forma significativa ampliando o conhecimento das crianças sobre as mesma.

    ResponderExcluir
  134. É importante sim trabalhar as datas comemorativas, vaporizer o que é histórico na nossa cidade, has comunidades escolares,religiosas entre outros.

    ResponderExcluir
  135. Eu concordo que as datas comemorativas devem sim ser aproveitadas, mas acima disso, elas devem ser aprendidas. A criança precisa saber o sentindo e porque ela está comemorando aquilo, não deve ser algo estático. Por exemplo, na Páscoa, não adianta somente fazer pinturas no rosto da criança e não apresentar toda a história por trás daquele momento,é necessário fazer a criança pensar.

    ResponderExcluir
  136. As datas são conteúdos imprescindíveis para que a criança obtenha mais conhecimentos diversificados,valorização das culturas e tradições pois todo esse leque de informações que temos em algumas traz conhecimento e aprendizado pra criança, isso, quando é bem trabalhado.

    ResponderExcluir
  137. As datas comemorativas no âmbito escolar são de suma importância, pois conectam as crianças a essência e a história por traz de uma celebração, no entanto o significado deve ser apresentado para dar a real importância a tais datas.
    As datas comemorativas estabelecem um vínculo com o tempo, ou seja, não permitindo que um acontecimento marcante seja esquecido. Porém com o advento da internet e a mudança de interesse das crianças é necessário criar uma atmosfera diferente em torno de cada data e ressignificar seu grau de importância, sendo melhor trabalhar e apresentar uma música com um real significado e história por traz dela, do que trabalhar um música que as crianças ultimamente são mais familiarizados por já escultarem desde bebezinhos.

    ResponderExcluir
  138. Eu acho muito importante trabalhar as datas comemorativas no entanto faz parte da nossa cultura,é sempre bom resgatar os ensinamentos tradicionais da nossa cultura popular brasileira.

    ResponderExcluir
  139. Comemorar as datas comemorativas com atividades bem desenvolvidas e voltadas para as necessidades de aprendizagens dos docentes se faz necessário para propagados a nossa cultura e tradição.

    ResponderExcluir
  140. Eu particularmente tem algumas datas que não acho muito importante, pois abordam muito o consumismo, e não o verdadeiro sentido dela.Temos que vê com os bons olhos realmente as que fazem sentido,e planejar dentro do projeto pedagógico da escola .

    ResponderExcluir
  141. A Crítica dessa autora é porque não se realiza festas religiosas de outras vertentes (candomblé, umbanda etc) Crítica o capitalismo que gera emprego para os pais de muitas crianças principalmente nessas datas.
    Agora eu pergunto: Por que não fazem uma pesquisa perguntando as crianças se elas gostam dessas datas?
    Tenho certeza que elas vão dizer que adoram. Sabe por que? Por que de uma certa forma essas datas saem da rotina e leva as crianças a desenvolverem mais e mais a socialização e o respeito pelo próximo.
    Tenho certeza que esse artigo é ideológico,foi uma esquerdista que esceeveu. Querem acabar principalmente com a datas cristãs nas escolas.
    Hipocrisia, não quererem falar sobre o cristianismo, mas querem falar sobre educação sexual neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Querem acabar com o ensino religioso, pois sabem que essa discuplina ensina a educação moral, os valores qur devem set conservados.

      Excluir
    2. Acho de grande importância trabalhar as datas comemorativas pois as crianças apartir das mesma vivência cm ludicidade e fantasias e imaginação fazendo a vida mais leve pois mts vezes essa criança sofre em seu dia a dia a escola mts vezes é um refúgio e por q não valorizar as datas se só faz bem até mesmo a nós adultos eu mim realizo mt cm as datas comemorativas.

      Excluir
  142. Eu concordo em trabalhar algumas datas comemorativas,elas fazem parte da nossa tradição.É importante explorar o verdadeiro significado delas de forma que possa contribuir para o desenvolvimento social e cultural das crianças.Elas devem fazer sentido e contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem das crianças.Não priorizar somente as datas comemorativas em nossas aulas, mas explorar algumas, são importantes e tornam as aulas mais atrativas para as crianças.

    ResponderExcluir
  143. E necessário trabalhar as datas comemorativa para que os alunos conheçam a nossa história e assim resgatar esses acontecimento para o nosso dia a dia.
    Trabalhar algumas datas especiais com os alunos,celebrar datas comemorativa escolares.E importortante para ensinar e conectar as crianças sobre o significado delas.

    ResponderExcluir
  144. As datas comemorativas no planejamento pedagógico são ferramentas para abordar valores e conhecimentos específicos.

    ResponderExcluir
  145. É muito importante trabalhar às datas comemorativas

    ResponderExcluir
  146. As datas comemorativa é de grande importância para nossa criança principalmente quando são ligado páscoa, natal etc.Por que eles através das histórias infantil eles viajam no mundo mágico da imaginação.

    ResponderExcluir
  147. Trabalhar as datas comemorativas é de suma importância, as crianças aprendem desde cedo o por que de comemorar cada data e o significado de cada uma delas.

    ResponderExcluir
  148. Como nosso objetivo não é só ensinar a ler e a escrever, temos a obrigação de levar até a criança o socializar-se, o desenvolver criativo, o lúdico. E as datas comemorativas é uma das ferramentas que nos ajudam nesse ponto, além de ser um ponto importante para desenvolver a consciência crítica e desenvolvimento pessoal.


    ResponderExcluir
  149. Considerando a tomada de preservar as datas cívicas em toda estância pois elas são fundamentais no cotidiano e está presente no curricular nas experiências vivenciadas as nossas crianças, a partir do momento que eles começam a conhecer, isso passa a ser cultura e leva a uma convivência na qual fazemos parte de uma sociedade que requer conhecimentos e cuidados ao trabalhar, questões cívicas que nos trazem conhecimento de cultura de mundo. As nossas crianças deverão ter oportunidades nas experiências de enfeitar, brincar, imitar...
    A escola oferece experiências para que aprendam a respeitar a adversidade em diferentes escolhas dando o direito a qual elas podem descobrir e aprender suas origens onde elas podem aplicarem seus conhecimentos onde sobre tudo. Enfim construir seus próprios valores respeitando a realidade social e cultural de cada ser existente no meio em que vivem

    ResponderExcluir
  150. Pra mim as datas comemorativas são sim relevantes a se trabalhar na educação infantil. É uma forma de ligar as crianças pequenas a construção da significância de assuntos importantes que tiveram na história e por isso são comemoradas. Acredito que algumas dessas datas deveriam ser revistas no sentido de ser ensinado a essência delas como Páscoa e natal, e não continuarmos na ideia de permanecer numa história inventada e sem nexo. É importante dar as crianças o que é real também , para que construamos indivíduos pensantes e estabilizados naquilo que de fato existe. O mundo imaginário é super importante na fase infantil, no entanto para formamos pessoa mais convictas da realidade é necessário dar a elas um pouco da realidade também . Nas próprias brincadeiras das crianças, a vemos colocar em prática atividades reais que os adultos realizam. Ou seja , pra elas isso também é relevante, e não apenas o inventar. Por fim as datas comemorativas estimulam o trabalhar assuntos importantes relacionados a cultura e história da humanidade. Dando as crianças a oportunidade de conhecer isso desde cedo e compreenderem sua importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes, as datas comemorativas são importantes serem trabalhadas sim, como as cívicas, culturais, principalmente na Educação Infantil, só não sou de acordo com as datas religiosas... e as que dizem respeito a os sentimentos familiares como dia das mães, pais...pois muitas crianças são evangélicas, outras não tem ou não convivem com os pais. Por isso acho que deveria ser repensando com muita atenção...

      Excluir
  151. Acredito que algumas datas devam realmente ser comemoradas, sem deixar de trabalhar seu sentido levando ao estudante o conhecimento. Não falo de datas religiosas nem dia de pai ou mãe (muitas crianças nem os têm mais ou simplesmente não os conhecem, são criados por parentes...Essas últimas causam constrangimento e sofrimento a algumas crianças) Mas, trabalhar por exemplo o aniversário de fundação da escola, história do município nas proximidades de seu aniversário. Realizar sim alguma festinha para as crianças, já que muitas possuem condições minimas e, o que tem de melhor na vida é a escola, ao meu ver não é errado. Apenas o planejamento não pode ser pautado o ano inteiro em datas comemorativas.

    Responder

    ResponderExcluir
  152. Nossa fiquei chocada com algumas colocações! Na minha opinião como educadora, as datas comemorativas precisam sim serem trabalhadas dentro da realidade das nossas crianças,respeitando a individualidade e cultura famíliar.
    Creio que na altura do campeonato não exista mais um trabalho descontextualizado do professor cem relação as datas comemorativas!
    O bonde andou! Professor tem nova visão para trabalhar!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário