Quem sou eu

Minha foto
MINI CURRÍCULO Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo Graduada pela Universidade Paulista-UNIP, Pós Graduada em Docência do Ensino Superior, Educação Infantil e Gestão escolar - ISE Vera Cruz. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS Formadora da DRE de Itaquera Educação Infantil e Informática educativa Formadora no Ponto de Cultura FAFE-USP (Oficina-Documentação Pedagógica-Tecnologias a Favor da Educação) Formadora no programa ADI Magistério - formação de professores- Fundação Vanzoline Professora de educação infantil e ensino fundamental I e de oficinas de arte no ensino fundamental II- Escola Tecnica Walter Belian

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Acolhimento dos educadores

A chegada dos professores

Considerações pessoais:

Os professores estão retornando para o trabalho na Unidade e estamos nos organizando para recebê-los.
Normalmente, estes seriam dias destinados as discussões coletivas de avaliação do trabalho do ano anterior e estabelecimento das metas de trabalho e propostas para o ano vigente. Porém essas discussões já foram feitas com e pelo grupo durante os últimos meses de 2011. Assim, visando atender algumas solicitações do grupo, consideramos  organizar nossos primeiros encontros trazendo como focos  do trabalho para estes dias:

·      O acolhimento dos educadores
·        O planejamento de ações da Unidade para o acolhimento das crianças e famílias.
·        Preparação para a reunião de apresentação dos educadores e famílias (que será feito na forma de uma oficina )
·        A organização dos espaços para a chegada das crianças
·        Reunião com a gestão e os outros equipamentos do CEU


Dia 01/02/2012  Primeira encontro com os educadores

Objetivos:
• Acolher bem os educadores.
• Estabelecer vínculos afetivos entre os educadores recém chegados e os que já trabalhavam na unidade educacional.
• Oportunizar à todos, vivências de ser acolhido com carinho e respeito

Desenvolvimento do encontro:

Considerações pessoais: Considerando a importância do investimento nas relações de convivência, parceria e companheirismo e no desejo de desenvolver o sentimento de pertença no grupo, preparamos uma recepção acolhedora para os nossos profissionais.

Uma faixa de boas vindas

A decoração dos nossos espaços



Um café bem quentinho , pães e bolos e suco


Foi bom vê-las chegando felizes por estar de volta. Um reencontro marcado por  muitos abraços, beijos, e histórias para contar...

Preparamos ainda uma surpresa para cada funcionário do CEI : 
Um quadro com o significado do nome de cada um, suas principais qualidades e características...



...e um cartão que apostava na importância de todos e de cada um na construção de um verdadeiro trabalho de equipe

Conversamos um pouco sobre a proposta, organização e encaminhamentos dos primeiros dias.



Tal qual elas nos solicitaram, decidimos no primeiro dia  reservar um tempo  para  elas se organizarem, conversarem com seus novos parceiros de trabalho  e ajeitarem seus espaços .

Para subsidiar as intervenções no espaço, no mês de janeiro compramos uma grande quantidade de materiais (tule, tecidos, argolas, e outros materiais solicitados pelo grupo).

Dia 02/02/2012  Primeira encontro das famílias com os educadores


Também por solicitação do grupo, organizamos uma reunião de apresentação com as famílias ainda antes da chegada das crianças.
Porém, essa será uma reunião diferente: no formato de uma oficina.
Assim o pensamos, por conta de algumas iniciativas de um grupo de professores no ano de 2011, que organizaram encontros com as famílias nesse formato e colheram resultados muito interessantes no que se refere a integração e parcerias estabelecidas.
Pensamos em uma oficina de customização das agendas das crianças o que, simbolicamente já seria um investimento em um elemento importante de comunicação entre professores, Unidade e famílias.

Com a ajuda dos ATEs, preparamos kits para cada sala  com vários materiais que poderiam ser usados pelas famílias para encapar/decorar a agenda das crianças


Nosso propósito para esse encontro é desconfigurar um modelo de reunião escolarizado do tipo: “Senta que eu vou te dizer como a escola funciona” e no lugar disso, favorecer uma relação de maior proximidade, cumplicidade e parceria entre os profissionais da Unidade e os familiares.
Preparamos impressos para todas as agendas que serão compartilhados nesse dia com as famílias .
Os professores prepararam o espaço para esse encontro:

Desde o cuidado com as listas de presença, tudo foi pensado com o maior carinho:
Logo, nossas famílias começaram a chegar e tudo o que desejávamos era que ali começasse uma história de parceria, cumplicidade e carinho. Porém, sabíamos também que não basta desejar. É preciso garantir ações que contribuam para transformar aquilo que desejamos em realidade de fato.

O encontro foi muito bom!
Falar, ouvir e ser ouvido, acolher e ser acolhido, estar e ser junto é o que marca uma relação de parceria como a que queremos construir com as famílias por aqui.
Crianças, familiares e professores todos juntos como deve ser.

Só quem assume o compromisso de  ser espaço de voz e de escuta...

      
é que pode colher os frutos de “ser junto”.



 

3 comentários:

  1. Amei esta dinâmica para os dias iniciais de planejamento. Parabéns! =)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Após 6 meses de licença maternidade e 1 mês de férias retorno à escola. Lá os professores não me conhecem e tem uma professora querida me substituindo muito bem. Inspirador seu trabalho vou tentar contribuir naquele espaço com o que tenho de melhor e buscar ajuda entre meus colegas. Obrigada por compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Após 6 meses de licença maternidade e 1 mês de férias retorno à escola. Lá os professores não me conhecem e tem uma professora querida me substituindo muito bem. Inspirador seu trabalho vou tentar contribuir naquele espaço com o que tenho de melhor e buscar ajuda entre meus colegas. Obrigada por compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário