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MINI CURRÍCULO Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo Graduada pela Universidade Paulista-UNIP, Pós Graduada em Docência do Ensino Superior, Educação Infantil e Gestão escolar - ISE Vera Cruz. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS Formadora da DRE de Itaquera Educação Infantil e Informática educativa Formadora no Ponto de Cultura FAFE-USP (Oficina-Documentação Pedagógica-Tecnologias a Favor da Educação) Formadora no programa ADI Magistério - formação de professores- Fundação Vanzoline Professora de educação infantil e ensino fundamental I e de oficinas de arte no ensino fundamental II- Escola Tecnica Walter Belian

Documentação Pedagógica


DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICAS 
 NOVAS TECNOLOGIAS A FAVOR DA EDUCAÇÃO

Trabalho de  realizado no CEI Penha de 2005 a 2008


PROPOSTA
Instrumentalizar os educadores do CEI para o uso das novas tecnologias a favor de suas práticas e contribuir para a qualificação de suas ações docentes e para a qualidade de atendimento para nossas crianças buscando no uso dos recursos tecnológicos, (uso de imagens e vídeos) um eficiente instrumento informativo e formativo, capaz de promover uma maior compreensão de todos os envolvidos (educadores, famílias, comunidade, sociedade) acerca dos princípios, objetivos e propostas da educação infantil .



ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
     O REGISTRO
     A reflexão é condição maior para a qualificação das práticas educativas, pois só ela permite buscar uma maior coesão entre as intenções e ações docentes, nos subsidia na análise dos processos de aprendizagens e nos instrumentaliza no replanejamento das ações educativas.
O registro possibilita o olhar distanciado do educador para sua própria ação como objeto de análise, permitindo a reflexão crítica dos seus fazeres, possibilitando-lhes perceberem as possibilidades e potencialidades de cada criança e, a partir disso, pensar e replanejar suas ações, novas intervenções e novos focos de observação e registro coerentes com as metas de desenvolvimento estabelecidas para seu grupo de crianças.
A criança passa a ser vista como protagonista e o educador compreendendo-se como co-responsável pelo processo de desenvolvimento de todos e de cada um e todo esse processo se reflete  no fortalecimento da proposta pedagógica da Unidade.
Ainda precisamos continuar investindo na construção de uma proposta coesa que reflita de forma coerente a relação entre nossas intenções e ações docentes e que estas, estejam em consonância com os princípios e objetivos traçados para a educação.
 Somente a partir desta reflexão sobre nosso fazer é que se poderá romper com o vazio de intencionalidade e propósito e trocar o mero procedimento pela real pratica educativa.
Observar para registrar, registrar para refletir, refletir para planejar, planejar para agir, intervir e observar... Ações interligadas e interdependentes num processo contínuo, onde nossas intenções possam a ter clara coerência com nossas ações, por nascerem das observações que delas fazemos.

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS 

    Para começarmos a falar de tecnologia a favor da educação, é preciso que se defina, antes de qualquer coisa, o conceito /idéia de tecnologia:

Tecnologia - Conjunto de conhecimentos científicos colocados a serviço da humanidade

O primeiro grande mito a ser derrubado é o de que a tecnologia possa se sobrepor ao homem
O avanço cientifico e tecnológico não tem valor em si mesmo e está atrelado ao uso que dele se faça.
A descoberta da roda foi um avanço tecnológico, assim como a bomba atômica.
Na verdade, é muito mais importante discutir-se:

Quem está a serviço de quem e porque?
Que relações de poder se fundamentam e se perpetuam pela falta de acesso de muitos ao conhecimento ?

Um segundo grande mito a ser derrubado é o de se condicionar o uso ao acesso.
    O uso “passa” pelo acesso mas não “mora” nele.
    Penso que o “não uso” está muito mais atrelado à falta de conhecimento do que a falta de acesso aos recursos tecnológicos.

  O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS A FAVOR DA EDUCAÇÃO
   Hoje, sofremos com um novo fator de exclusão social : o analfabetismo digital.
A educação tem um papel decisivo na luta conta qualquer tipo de exclusão e um compromisso institucional em oportunizar a todos o acesso aos conhecimentos historicamente construídos e acumulados, entre eles, o conhecimento digital, que pode ser um importante conhecimento colocado a serviço da qualificação das práticas docentes.
Para tanto, é preciso  que o próprio educador aproprie-se de tais conhecimentos , habilidades e competências
A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a qualidade do ensino.
A inovação tecnológica nos remete a descobrir, buscar e desenvolver habilidades e competências sobre novas formas de registrar com o intuito de subsidiar a prática reflexiva sobre o processo de ensino e aprendizagem, considerando e ampliando nosso olhar sobre a criança, suas vivências, experiências, saberes e processos.
Não é possível falar-se de tecnologia na educação sem falarmos de concepções.
A TV, o computador, o rádio, assim como quaisquer outros recursos tecnológicos, tão presentes na vida de todos nós, constituem-se como importantes aliados a serviço de qualquer pratica e/ou intenção. Cabe a nós, educadores, decidirmos que uso faremos deles e a favor de que e de quem interesses estes recursos estarão.


UMA HISTÓRIA, MUITOS REGISTROS.
          Há muito sabemos a importância dos registros para a prática educativa como recurso de observação, análise e reflexão na construção de um fazer refletido, distante da ação desprovida de intenção.
Analisando os documentos encontrados no CEI, percebi vários tipos de registro.


1.     Registros descritivos com foco na rotina - Estes registros, que eram feitos pela grande maioria dos educadores, e limitavam-se a descrever o número de crianças presentes, quantas tomaram banho, quem chorou, quem comeu, quem dormiu, etc.
2.     Registros descritivos com foco na atividade - Em algumas situações, os registros contavam as atividades realizadas no dia, às vezes, até com grande riqueza de detalhes (como organizaram as crianças, quais músicas cantaram, quais desenhos pintaram, quais cores de tinta disponibilizaram etc.)
3.     Registros descritivos com foco nas crianças - Um ou outro registro trazia observações detalhadas sobre as crianças: identificando a criança por nome, como participaram o que disseram e fizeram, e que apesar de detalhado ainda conservava um caráter descritivo.

                                 
O mais importante, porém, era pensar na finalidade destes registros.
No final do ano, todos estes cadernos de registros eram guardados, arquivados em algum armário  com o valor de quem já se fez e portanto, cumpriu sua função.
Os registros tinham fins em si mesmos, ou seja, a finalidade de todos era a mesma e única : deixar registrado.



Era preciso repensar, resignificar, o valor daqueles documentos.

       Que deixassem de ter apenas um caráter afirmativo e de constatação para ganhar a riqueza do olhar reflexivo, norteador de novos planejamentos e intervenções.   


       Encontramos no uso das tecnologias um facilitador do registro de nossas práticas e o uso de fotos e vídeos torna-se instrumento importante para nossos instantes de formação, pois nos possibilita trabalhar com situações reais do dia-a-dia nos permitindo revisitar e refletir sobre elas.
Este recurso garante a ponte efetiva entre saberes e fazeres, conferindo a significabilidade imprescindível a todo e qualquer processo de formação.
O recurso tecnológico usado (fotos, filmagens, uso do computador, a elaboração de vídeos para compor o que elas hoje chamam de Portifólio Eletrônico) é hoje, um conhecimento colocado a serviço das práticas, uma ferramenta de trabalho que tem garantido uma maior qualificação das ações docentes.

· Analisar individual e coletivamente a situação registrada
· Poder perceber sutilezas que seriam imperceptíveis num único olhar
· Planejar intervenções possíveis para cada situação
· Utilizar este material, em nossa formação ampliando e fundamentando conhecimentos a partir de situações significativas a todos...
...foram elementos decisivos para avançar nas formas de observação, planejamento e registros das educadoras, que agora se sentiam “amparadas” para vencer o maior de seus medos: escrever



 Percebemos nos registros, um foco mais voltado para as crianças e seus processos. Razões maiores da nossa docência.
O registro então, deixa de ter fim em si mesmo e passa a ser um instrumento para a reflexão e o replanejamento da ação docente.






Aos poucos,  o avanço dos registros fica evidente e explicito. Novas formas de registro são garantidas por alguns educadores,que passaram a contar com diferentes registros: diferentes propósitos, para diferentes fins, mas todas com um marco comum:


A criança como protagonista e o educador compreendendo-se como co-responsável pelo processo de desenvolvimento de todos e de cada um.

·  DIÁRIO DE DUAS VOZES

As educadoras decidiram elaborar um “livro” que ilustrava os marcos do desenvolvimento de cada uma das crianças. Estes “relatos” poderiam ser feitos pelas educadoras ou por pessoas da família e contavam coisas interessantes, conquistas e marcos do seu desenvolvimento ilustrados por fotos e vídeos feitos pelas educadoras durante o ano. 
Ao final do ano, os pais recebiam este livro juntamente com um CD com todas as fotos e vídeos feitos pelas educadoras.
Os registros foram compostos por relatos, fotos e vídeo. Abrangeram momentos do cotidiano da criança incluindo fragmentos da chegada da criança ao CEI, aprendendo a engatinhar, seus primeiros passinhos, comendo sozinha pela primeira vez, brincando, dançando ou interagindo com os amigos.
Esse Diário de Duas Vozes com base no registro de cada criança feito em parceria com as famílias e foi entregue a elas no final do ano como uma espécie de livro da criança.
Uma cópia desse documento composto dos diários de todas as crianças ficou no CEI para servir de documento para os professores afim de que, ao longo dos três anos de permanência da criança no CEI, pudesse ser feito um livro da vida dela dos 0 aos três anos

·  PORTIFÓLIO IMPRESSO:
Além dos livros individuais, as educadoras passaram a elaborar Portifólio de registros de trabalhos com as crianças dos Berçários B1 A e B contendo fotos de todo o processo de trabalho em 2007.
Os processos de planejamentos, reflexões, observações feitas pelas educadoras foram enriquecidos com fotos e impresso na forma de um livro.
Essas práticas revelam o avanço na qualidade das suas prática dando visibilidade à organização e competência escritoras.

·             PORTIFÓLIO ELETRÔNICO
Além do material impresso, as educadoras elaboraram um portifólio eletrônico, DVD com pastas contendo:

1.           Fotos e vídeos de cada criança
2.           Textos de planejamento e registros com links de vídeos de observação

Nesta versão eletrônica do Portifólio impresso na forma de um CD, estão documentados os planejamentos, reflexões, observações, enriquecidos com fotos, com links que acessam os vídeos de observação.




A relação entre as observações, o planejamento das intervenções e o registro reflexivo da situação, abre espaço para novos planejamentos, observações e registros
 Observar e registrar. Registrar e refletir. Refletir e planejar. Planejar, agir, refletir e observar. O registro deixa de ter fim em si mesmo e passa a ser um instrumento fundamental para reflexão e o replanejamento da sua ação docente.

O conjunto de ações, interligadas num processo continuo onde as ações passam a ser mais coerentes com as intenções por nascerem das observações e reflexões que fazemos delas.
 


Rompe-se com o fazer vazio de intencionalidade e propósito e troca-se o mero procedimento pela real prática educativa.



Vídeo Relato do trabalho



Mais do que um registro de um trabalho, este documento conta a história de crescimento de pessoas merecedoras de serem reconhecidas como educadoras, por estarem construindo um avanço conseguido por mérito de todos que se propuseram a mudar sua história.

1º Lugar Prêmio Paulo Freire -2008
Veja as fotos

Entrevista com Carlos Mendes Lima

Carlos Mendes Lima conversa com prof.ª Irene e as educadoras ganhadoras do 1º Lugar do Prêmio Paulo Freire- Documentação Pedagógica Novas Tecnologias a Favor da Educação
(Irene Rodenas Marassi, Maria Andrea Oliveira, Marli Peitl Tufano e Mirian Peitl Delgado. CEI Penha )